Ciência da Computação

Explorador das fronteiras tecnológicas

O aluno pode se integrar a projetos de iniciação científica, de pré-incubação de empresas e à empresa júnior de informática, instalada no departamento

computacao.jpgO que levaria um aluno do curso de Ciência da Computação a freqüentar aulas na Escola de Música da UFMG? Interesse em aprender a usar o computador para melhorar a performance musical foi o que motivou o estudante Tairone Nunes Magalhães, de 23 anos, a se inscrever na disciplina Sistemas Musicais Interativos, durante o curso de Ciência da Computação. Ele aprendeu, por exemplo, a processar sons produzidos por instrumentos, criar novos efeitos para as músicas e usar tudo isso, ao vivo, durante um show. “Nessa área você tem que ser um explorador, pesquisar e descobrir muita coisa sozinho. Os próprios professores estimulam isso”, revela o aluno.

Mas antes de soltar a imaginação nesse universo de possibilidades, o coordenador do curso de Ciência da Computação da UFMG, Clarindo Isaías Pereira, avisa que é preciso ter uma base muito sólida. “Há muita ênfase na teoria, justamente para o aluno se manter atualizado, porque a tecnologia muda muito e ele não consegue acompanhar, se não conhecer os princípios fundamentais”, alerta o professor.

Além de cursar as disciplinas obrigatórias das áreas de Computação, Matemática, Física, Ciências Administrativas e Humanas, o estudante pode escolher outros conteúdos de seu interesse em sua formação complementar, participar de projetos de alta tecnologia nos laborários do departamento de Ciência da Computação, consultar o acervo da biblioteca e acessar a rede de computadores, conectada à Internet 2, provedor de alta velocidade que permite comunicação com cientistas, pesquisadores e universitários do Brasil e do exterior.

setaVagas ofertadas: 80, em duas entradas semestrais

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 4 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 18,41
2007 17,21
2008 18,66

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: É possível atuar em pesquisas, para empresas de tecnologia ou de qualquer outro ramo e órgãos de governo; ou mesmo montar seu próprio negócio. Nos últimos anos, vêm crescendo as oportunidades na área de internet e de novas tecnologias, como a chamada aplicação georeferenciada, que permite a localização geográfica através de mapas, por exemplo, vinculadas ao uso de celulares e aparelhos de GPS (sistema de localização via satélite).

Remuneração média inicial: R$ 3.000,00 por 40 horas semanais

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG