Assitência estudantil

Programas e benefícios

assit_2.jpgPara ter acesso aos programas oferecidos pela Fump, o estudante da UFMG preenche um questionário e a partir daí pode ser classificado em três níveis socioeconômicos. São esses níveis que determinam a carência e os benefícios a que o aluno tem direito. Existe também o benefício para o candidato ao vestibular que comprova, por meio de uma série de documentos exigidos pela universidade, a impossibilidade de pagar a taxa de inscrição. Por meio da Fump, a universidade concede isenção parcial ou total. No vestibular 2008, foram encaminhados para a UFMG cerca de 26 mil pedidos e concedidos 18.296 isenções.

Uma gama bastante variada de programas é oferecida pela Fump, entre eles o Bolsa de Manutenção, que consiste em ajuda de custo para que os alunos carentes possam se manter na universidade, a Moradia Universitária, que atende 614 pessoas em Belo Horizonte e 30 em Montes Claros, cidade onde está instalado o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG.

A Fundação subsidia ainda a alimentação de estudantes por meio dos restaurantes universitários, os populares bandejões. O custo das refeições para alunos assistidos pela Fump é de R$ 0,75. Planos de assistência odontológica e psicológica, bolsas para cursos de língua estrangeira ou para participação no Festival de Inverno da UFMG também estão entre os benefícios possíveis, além da oportunidade de aquisição do primeiro computador. A fundação dispõe também de linhas de crédito para financiar a compra de computadores para os alunos.

A Fundação Mendes Pimentel foi criada em 1929 e recebeu o nome de seu idealizador, o professor Mendes Pimentel, primeiro reitor da UFMG. A Fump se mantém através da contribuição ao fundo de bolsas, taxa paga pelos alunos no ato da matrícula. O Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE) é contra a cobrança e em seu lugar reivindica a criação de uma pró-reitoria de assistência estudantil.



Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG