Estatística

Análise e solução de problemas

Ferramentas estatísticas ampliam o conhecimento que o homem tem de si mesmo

estatistica.jpg

Desde a Antiguidade, os povos já contabilizavam seus habitantes, suas riquezas e seu poderio militar. No entanto, o que antes era feito de forma rudimentar e imprecisa hoje é uma ciência moderna, amparada por novas tecnologias e imprescindível para entender aspectos e problemas em todas as áreas do conhecimento. Basta abrir os jornais diariamente para constatar que é a estatística que revela quem são as maiores vítimas de acidentes de trânsito no Brasil ou em qual candidato a população pretende votar nas próximas eleições.

Na UFMG, o curso de Estatística prepara os alunos para fazer levantamento e análise de informações, planejar e realizar pesquisas e propor soluções em várias áreas. O estudante pode optar por concluir seus estudos com ênfase em ciências da computação, sociais, biológicas ou econômicas, ou ainda marketing e engenharia industrial. A novidade é que o curso de Estatística da UFMG passa a oferecer 45 vagas por ano, 10 a mais do que nos últimos concursos vestibulares. O aumento da oferta foi viabilizado com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.

É preciso ter muita habilidade em matemática, mas para ser um profissional qualificado é necessário ir além. “O aluno tem que ser bom de redação, porque é preciso produzir relatórios de qualidade, ser capaz de enxergar o problema e propor alternativas, além de conhecer as ferramentas de informática para saber como trabalhar e apresentar melhor os dados”, esclarece a coordenadora do curso de Estatística da UFMG, Ela Medrano.

E o que não falta é mercado para esse profissional, tanto que, segundo a coordenadora do curso, normalmente são as empresas que procuram pelos alunos - por isso, eles fazem estágio muito cedo. Alguns deles percebem ainda o lado empreendedor dessa formação, como é o caso de Fernanda Alves Cordeiro, de 28 anos, graduada em Estatística pela UFMG, que resolveu comandar seu próprio negócio e hoje presta consultoria para empresas de forma autônoma. “Quem quiser fazer o curso tem que abrir a mente, porque nunca se sabe de onde vão surgir oportunidades”, alerta.

setaVagas ofertadas: 45, em uma única entrada no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG:
2006 6,51
2007 6,74
2008 5,37

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: Existe uma demanda muito grande de professores nessa área, principalmente com pós-graduação, exatamente porque o mercado de trabalho absorve muito rápido o profissional de Estatística. Normalmente, os maiores empregadores são as indústrias (de todos os ramos), institutos de pesquisa e empresas de modo geral. As novas oportunidades estão surgindo nos bancos, que cada vez mais contratam estatísticos para serviços de consultoria e assessoria.

Remuneração média inicial: Os salários para recém-formados variam muito entre os estados e os melhores estão no Rio Grande do Sul, oscilando entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00. Já em São Paulo, a média é de R$ 2.000,00, e em Minas Gerais, de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. Em todas as situações, a jornada é de 40 horas semanais.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG