Matemática Computacional

Soluções matemáticas para todos os ramos

Oportunidades de trabalho podem surgir de qualquer ramo, por isso é fundamental que exista interação com outras áreas do conhecimento

mat_comp.jpg“É preciso gostar mais de computação que um aluno do curso de Matemática e mais de matemática que um aluno de Ciência da Computação.” Esse é o conselho do coordenador do curso de Matemática Computacional da UFMG, Frederico Ferreira Campos, para quem pensa em trilhar o caminho alternativo entre as duas tradicionais escolhas dos estudantes.

O objetivo do curso é preparar o aluno para criar, no computador, soluções matemáticas para problemas surgidos em quaisquer setores, o que possibilita ao profissional trabalhar em empresas de todos os ramos. Prova disso está na trajetória de alguns ex-alunos do curso, como Guilherme Ude Bráz, de 24 anos, que se formou em 2006 pela universidade.

Atualmente contratado por uma empresa de consultoria em São Paulo, ele revela que já trabalhou para grandes empresas de telecomunicações, bebidas, fundos de investimentos estrangeiros, bancos, entre outras, tanto no Brasil como em países da América Latina. Segundo ele, sua formação foi fundamental para auxiliar as companhias a tomarem decisões estratégicas. “O tempo todo eu aplico conhecimentos matemáticos que garantem a eficiência do projeto, mas o domínio das ferramentas computacionais é essencial para oferecer soluções mais elegantes e criativas”, explica o ex-aluno da UFMG.

E como as oportunidades podem surgir de qualquer ramo, o curso permite aos estudantes a interação com outras áreas, como as Ciências Biológicas e as Sociais Aplicadas. Além disso, o currículo vem passando por uma reforma para oferecer mais disciplinas voltadas para o mercado de trabalho, possibilitando a eles atuar em áreas como economia matemática e biologia matemática.

setaVagas ofertadas: 20 vagas, com uma entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 6,80
2007 7,55
2008 6,70

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: A formação em Matemática Computacional é muito recente no Brasil (na UFMG, o curso foi criado em 1999), por isso a profissão ainda é pouco difundida e vem ganhando espaço aos poucos no país. É mais comum que os formados no curso trabalhem em consultorias ou sigam carreira acadêmica. No entanto, todas as áreas demandam os serviços desse profissional, e o mercado vem se expandindo principalmente entre empresas de tecnologia, mineração e transportes, além de bancos e instituições financeiras. Aliás, as novas oportunidades estão surgindo justamente no mercado de finanças, onde o profissional com essa formação pode oferecer modelos de soluções que os graduados apenas em Matemática ou Economia não poderiam criar.

Remuneração média inicial: A profissão ainda não é regulamentada e, por isso, não há um parâmetro salarial. A variação é muito grande, dependendo do setor e do estado, mas, em geral, os melhores salários são pagos por empresas sediadas em São Paulo.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG