Sistemas de Informação

O desafio da interação

Processar, armazenar e recuperar informações; criar programas e sistemas...uma infinidade de possibilidades aguarda quem se interessa por essa áera do conhecimento

sis_inform.jpg“Todos os alunos saem daqui empregados”, garante o coordenador do curso de Sistemas de Informação da UFMG, Wagner Meira Júnior. Segundo ele, um dos motivos para o alto grau de empregabilidade do setor é a carência de profissionais no Brasil. “Hoje não há um setor que não tenha um nível de automação e não precise de soluções tecnológicas. É uma área fundamental para a competividade das empresas e ainda tem muito que ser desbravada. O que não falta são desafios”, avisa o professor.

Como estagiário de uma companhia que oferece soluções para a internet, o aluno do 6º período do curso, Joel Augusto de Oliveira, de 25 anos, pôde constatar o que já havia percebido em sala de aula: para responder aos desafios do mercado é preciso saber interagir com outras áreas. “O aluno precisa gostar de tecnologia, mas não pode ficar preso a ela. Ele precisa olhar em volta, para entender como os seus conhecimentos podem ser usados para resolver problemas em outros setores”, analisa o estudante.

Para tornar o aluno capaz de processar, armazenar e recuperar informações, criar programas, analisar um problema e propor soluções criativas, o curso de Sistemas de Informação da UFMG oferece formação sólida em computação, ciências administrativas e ciência da informação, com disciplinas obrigatórias nessas áreas, além de matemática e ciências humanas; e matérias complementares, que o aluno pode escolher, de acordo com seu perfil.

Os estudantes também usam os diversos laboratórios do departamento de Ciência da Computação (DCC) e podem participar de projetos junto com alunos e professores de graduação e pós-graduação, inclusive de outros cursos.

setaVagas ofertadas: 40, com uma única entrada no segundo semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 23,45
2007 18,38
2008 15,83

Avaliação no Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: Os profissionais podem trabalhar no desenvolvimento de softwares, na implantação, uso e gestão de serviços de tecnologia da informação, em empresas particulares ou órgãos públicos de quaisquer setores. Entre as novas oportunidades abertas na área, estão as chamadas redes sociais, que abrangem sites de relacionamento, como Orkut e MSN.

Remuneração média inicial: Em Belo Horizonte, os salários iniciais variam entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 para jornada de 40 horas semanais. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os profissionais recém-formados chegam a ganhar de 30 a 40% a mais que na capital mineira.

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG