Filosofia

O caminho menos óbvio

O que faz a ciência ser ciência, ou a arte ser a arte? A resposta nem sempre é simples, e é esse o tipo de questionamento com que depara o profissional da área

filosofia.jpgPensar o mundo para além das aparências. Essa é uma das motivações que levaram Anna Luiza Andrade, a estudar Filosofia na UFMG. “Quando você compreende que o mundo não foi sempre desse jeito, a gente passa a ter outra perspectiva, de que pode mudar as coisas”, afirma a estudante, que está no 7º período. Ainda no ensino médio, Anna Luiza já se interessava em ler e pesquisar sobre as grandes questões filosóficas.  Hoje, ela se prepara para seguir carreira no caminho que escolheu, e vai tentar ingressar no mestrado no fim do ano.

“O elemento fundamental do estudante de Filosofia é gostar de refletir sobre a realidade, o que faz a ciência ser ciência, a arte ser arte”, afirma o coordenador do curso, Verlaine Freitas. Para isso, o aluno deve percorrer três caminhos ao longo do curso. O primeiro trata da história das idéias filosóficas, desde os pensadores da Grécia Antiga até os filósofos da modernidade. No segundo caminho são estudadas questões como lógica, estética, ética e antropologia filosófica. Por último, o aluno entra em contato com os temas de pesquisa dos professores, que abordam questões específicas.

Mas, e depois de formado, o que faz um filósofo? Em geral, o bacharel formado pelo curso vai para a sala de aula em universidades. “A abertura das faculdades particulares foi um passo fundamental para a colocação do filósofo no mercado de trabalho, já que quase todos os cursos contam com a disciplina em seu currículo”, afirma Verlaine. Outra área de atuação é o ensino de Filosofia no ensino médio, já que a disciplina passou a ser obrigatória este ano. Neste caso, o estudante deve cursar a modalidade licenciatura.

setaVagas ofertadas: 45, com uma entrada anual no primeiro semestre

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 8,71
2007 6,96
2008 6,89

Avaliação no Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: Escolas de ensino médio e instituições de ensino superior são o mercado principal para o filósofo, que pode atuar ainda em assessorias de instituições públicas, organizações não-governamentais, parlamentos, grandes corporações.

Remuneração média inicial: R$ 950,00 (professor)

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG