Diálogo entre passado e presente

Paixão pelas ciências humanas e pela reflexão é o quesito necessário para ser um bom profissional da área, que pode tanto dar aulas quanto atuar como pesquisador

hist.jpg

Entender o presente sem perder de vista os caminhos da humanidade pela História. Essa razão, entre outras, impulsionou a escolha de Tiago Luís Lima, formando em História pela UFMG. Ele optou por se tornar professor, cargo que já exerce como substituto em uma escola particular de Belo Horizonte, por isso escolheu a modalidade licenciatura. Tiago acredita que o ensino da disciplina permite aos alunos uma visão mais crítica sobre os fatos do presente e do passado. “Quando peguei o diário de classe pela primeira vez, entrei na sala de aula e escutei dos meus alunos um 'bom dia, professor!'. Tive absoluta certeza de que estava fazendo aquilo que desejo para a minha vida e que isso me trará vitórias, frustrações mas, acima de tudo, realizações“, relata Tiago.

Além da sala de aula, o curso de História também oferece formação de profissionais para atuar em museus, em programas de preservação de patrimônio e também em pesquisas históricas. Neste caso, os estudantes cursam a modalidade bacharelado. De acordo com a coordenadora do curso, Adriana Romeiro, os alunos aprovados para 2009 vão encontrar um novo currículo. “A reforma é resultado de muita reflexão e debate e procura atender a antigas reivindicações dos alunos”, explica Adriana.

A grade será mais flexível, com um núcleo de disciplinas básicas e outro de optativas, através das quais o aluno poderá traçar uma formação específica na área pela qual mais se interessar. Os estudantes também poderão fazer disciplinas em outros cursos.

Para Adriana Romeiro, quem se interessar em fazer História deve ter paixão pelas ciências humanas e pela reflexão. “Se a pessoa está suficientemente motivada, ela pode atender às expectativas próprias e do professor”, afirma. Tiago Luís Lima atendeu às expectativas e agora espera de seus alunos motivação para compreender e fazer História.

setaVagas ofertadas: 88 vagas, sendo 44 ofertadas no primeiro semestre (diurno) e as outras 44 no segundo semestre (noturno)

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turnos: Diurno e noturno (somente licenciatura)

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e de Educação (FaE), ambas no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
Diurno
2006 13,23
2007 13,56
2008 10,02
Concorrência no vestibular UFMG
Noturno
2006 12,66
2007 12,77
2008 9,98

Avaliação no Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005:
5

Mercado de trabalho: Universidades (bacharelado), escolas de Ensino Fundamental e Médio (licenciatura), pesquisa em instituições públicas e privadas e assessoria em programas culturais e órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural.

Remuneração média inicial: R$ 950,00 (professor) e R$ 1.500,00 (consultoria em Patrimônio)

Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG