Pedagogia

Educação em todo lugar

Currículo do curso muda a partir de 2009, e estudante deverá escolher formação complementar que pode variar de Educação Social a Administração de Escolas

pedagogia.jpgTransformar a educação em atuação permanente, dentro e fora da sala de aula. O curso de Pedagogia da UFMG quer formar profissionais capazes de atuar em diversas áreas da educação. Com a adoção do novo currículo, a partir de 2009, o aluno deverá optar por uma formação complementar à de professor: Educação de Jovens e Adultos, Educação Social, Ciências da Educação e Administração de Sistemas e Instituições Educacionais.

Segundo o coordenador do curso, Cláudio Marques, também foram reforçadas as áreas de alfabetização e letramento. “No caso da educação infantil, até hoje há um grande número de pessoas que trabalham sem formação e o curso se compromete a reverter isso”, acrescenta. Mas a sala de aula não é o único destino dos profissionais que saem do curso de Pedagogia. De acordo Cláudio Marques, muitos ex-alunos atuam em projetos sociais, governos e dão consultoria a empresas.

Embora queira atuar na área de gestão escolar, Ariádia Ferreira, de x anos, acredita que é possível integrar a escola às questões sociais. Estudante do 4º período, ela participa como voluntária do projeto “Centro pedagógico: uma escola de tempo integral”, do Centro Pedagógico da UFMG. O projeto visa a ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, com atividades extra-classe. Além disso, ela é integrante do grupo de discussões “Inclusão e escolarização”, também no Centro Pedagógico. Com relação às possibilidades do mercado de trabalho, Ariádia diz não se preocupar. “Essa é uma profissão em que não há perigo de desemprego, o País precisa de educadores”, conclui.

setaVagas ofertadas: 132, com duas entradas por ano. No primeiro semestre, a entrada é para o noturno e no segundo semestre, para o diurno

setaModalidade: Licenciatura

Turnos: Diurno e noturno

width=Duração do curso: 4 anos e seis meses