Para desvendar os mistérios da mente

Profissional da área pode atuar em consultórios e clínicas particulares, postos de saúde e hospitais, ou até empresas e instituições de ensino e pesquisa

psicologia2.jpg“Gosto da possibilidade de trabalhar com o que há de mais íntimo e singular nas pessoas.” É dessa forma que o estudante Talles Santos explica o seu fascínio pela área em que escolheu se profissionalizar. Em 2004, ele trocou o estudo da anatomia dos corpos humanos pelos mistérios da mente. E deixou o curso de Educação Física para estudar Psicologia.

Quem opta por seguir o mesmo caminho que Talles, agora no 9º período, deve saber confrontar diversos conhecimentos. É o que explica o coordenador do curso, Cristiano Mauro. Segundo o professor, “o aluno do curso de Psicologia precisa articular as ciências biológicas, sociais, argumentos filosóficos e até a matemática”. Com a adoção do novo currículo, além de estudar as disciplinas básicas do curso, o aluno deverá optar em aprofundar seus estudos, seja em Psicologia Clínica, Psicologia Social ou Avaliação e Desenvolvimento.

De acordo com o coordenador do curso, os profissionais formados pela UFMG seguem por diversos caminhos. “Há uma formação considerável de pesquisadores, mas muitos atuam em clínica e instituições, além da grande inserção no campo da saúde mental”, ressalta Cristiano Mauro. A carreira acadêmica é uma opção para muitos formandos. Embora tenha vontade de montar uma clínica de psicanálise, o estudante Talles não descarta a possibilidade de tentar uma vaga no mestrado assim que se formar, no fim de 2008.

setaVagas ofertadas: 132, com duas entradas ao ano

setaModalidades: Bacharelado, licenciatura e formação de psicólogo

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 5 anos (Bacharelado), 4 anos (Licenciatura)

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB), ambos no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 17,00
2007 15,48
2008 15,11

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006 : 5

Mercado de trabalho: Consultórios, clinicas, postos de saúde, hospitais, centros de reabilitação, instituições de ensino e de pesquisa, empresas e agremiações esportivas e comunitárias.

Remuneração média inicial: R$ 1.370,00

Revista Diversa nº 15