Artes Visuais

Do traço ao desenho

Curso oferece oito habilitações, que variam de ilustração a fotografia e produção de sites. Habilidade para a observação e criação é testada já no vestibular

artes_visuais2.jpg

Sensibilidade, criatividade, atenção e habilidades para fazer do traço um desenho. Já no vestibular, o candidato ao curso de Artes Visuais deve mostrar intimidade com  o desenho, em provas de observação e criação. Dentro do curso, o aluno pode ampliar as possibilidades de trabalho com a arte, através das diversas formações oferecidas. A carreira de professor de arte, pela modalidade licenciatura, é só uma delas. No bacharelado, o estudante pode optar por uma das oito habilitações: artes gráficas, cinema de animação, desenho, escultura, gravura e pintura, ilustração, fotografia e produção de sites.

Tantas oportunidades de formação permitem opções diversas de atuação no mercado. É o caso de Glauber Rodrigues, formado em Artes Visuais em 2007. Em vez de procurar trabalho em locais tradicionais de exercício da arte, como museus e galerias, Glauber foi parar numa agência de publicidade. Lá ele é responsável por criar logotipos e animações para os clientes da agência. “Quem se forma em artes visuais tem uma visão mais apurada e crítica sobre a construção de  imagem. Isso ajuda a fortalecer o produto com uma identidade própria e atraente para o consumidor”, explica o artista.

Para a coordenadora do curso de Artes Visuais, Wanda Tófani, “qualquer área que trate da imagem é um campo de trabalho possível para os artistas”. Isso sem contar a produção de obras para ocupar ruas e museus da cidade. Segundo Wanda, esse tipo de arte é essencial para que possamos nos reconhecer como indivíduos abertos às diferenças.

setaVagas ofertadas: 80, com duas entradas por ano

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turno: Diurno

width=Duração do curso: 4 anos