Design

Aposta na forma e conteúdo

Universidade esperou 78 anos até lançar curso, que terá interface com outras áreas do conhecimento e oferecerá três habilitações no turno da noite

design.jpg

De repente você pára e fica observando atentamente as curvas da garrafa de refrigerante ou presta atenção no logotipo de uma empresa. Por trás disso, provavelmente, está um designer, profissional responsável por transformar conceitos em desenhos e formas. O curso de Design da UFMG, criado a partir da adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), chega com o desafio de promover inovação e inclusão social, já que será ofertado no período noturno.

Segundo o diretor da Escola de Arquitetura, onde o curso será sediado, José Eustáquio Machado, uma graduação em Design estava nos planos da escola desde a sua fundação, em 1930. “Somente agora tivemos condições de atender àqueles anseios, com um curso de alto nível e com grande capacidade de inclusão”, relata. Ele explica que o curso vai oferecer, como diferencial, a interface com outras áreas do conhecimento, como a Engenharia de Estruturas.

O aluno que optar pelo Design deverá escolher entre três percursos de formação: Design Gráfico, Design do Produto ou Design para Construção. No entanto, o diploma será apenas de bacharel em Design. Além da Escola de Arquitetura, as aulas serão ofertadas também na Escola de Belas Artes, onde ficará parte dos laboratórios. O curso da UFMG foi idealizado a partir de parâmetros internacionais e a universidade pretende manter diálogo permanente com outras instituições de ensino de Design no mundo.

setaVagas ofertadas: 60, com duas entradas por ano

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 4 anos