Design de Moda

Novo curso para a passarela

Recém-lançada pela UFMG, graduação aposta na formação de profissionais de perfis variados para confirmar vocação mineira  de inovação da área

design_moda.jpgUm curso que aponta tendências mas já nasce com 24 anos de história. Este é o estreante Design de Moda, graduação que nasce da evolução do curso de extensão em Estilismo e Modelagem do Vestuário, oferecido pela Escola de Belas Artes da UFMG desde 1984. O novo curso também é parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “A elevação a nível superior  tende a imprimir identidade e uma credibilidade maior aos profissionais que se formarem pela universidade”, avalia Hudson Freitas, formado há dois anos em Estilismo e mantêm um ateliê com suas criações.

Mas o curso de Design de Moda pretende formar profissionais de perfis variados. De acordo Vlad Poenaru, coordenador da graduação, os alunos mesmos vão traçar o percurso de suas formações. Nos primeiros semestres, os alunos terão disciplinas básicas , como  desenho, história da moda e ergonomia. Em seguida, eles poderão montar seu próprio currículo, com disciplinas optativas. “A escolha das optativas permite a formação de vários tipos de profissional, seja para trabalhar na criação  de roupas ou produção de eventos”, afirma Vlad. Nos dois últimos períodos, os futuros designers terão que montar coleções próprias, que serão apresentadas em desfile.

Segundo Vlad Poenaru, a criação do curso é uma demanda antiga da indústria de moda mineira. Estilistas formados pela UFMG, como Ronaldo Fraga, fazem muito sucesso nos circuitos de moda do País. “Antigamente se falava que Minas era um celeiro para Rio e São Paulo. Agora, vários eventos mostram que precisamos de profissionais para trabalhar aqui”, finaliza o professor.

setaVagas ofertadas: 45, com única entrada no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

width=Duração do curso: 4 anos

width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Belas-Artes (EBA), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: Confecções, consultoria e produção de eventos de moda.

Remuneração média inicial: R$ 1.200,00

Revista Diversa nº 15