Para além das notas e tons

Escola de Música adere ao Reuni e vai oferecer duas novas habilitações: bacharelado em música popular e em musicoterapia. Número de vagas total sobe de 46 para 106

musica.jpg

As noites do campus Pampulha da UFMG vão ficar ainda mais musicais. É que a partir de 2009, o curso de Música também vai ser ofertado no período noturno, com duas novas habilitações do bacharelado: música popular e musicoterapia, esta voltada para a recuperação de doentes por meio da música. Cada uma delas terá 15 vagas. Além disso, a licenciatura, que era oferecida no turno diurno com oito vagas, passa a ser ofertada no noturno, com 30 vagas. A expansão foi possível devido a adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Atualmente, a graduação oferece 19 habilitações em instrumentos, canto, composição e regência. De acordo com o coordenador do curso, Maurício Veloso, as novas habilitações foram criadas a partir de disciplinas e projetos existentes na Escola de Música e atendem a demandas da comunidade acadêmica. Mas assim como é exigido nas demais formações, os candidatos à música popular e musicoterapia devem ter um sólido conhecimento musical. “A pessoa já deve ter uma preparação musical anterior e deve tocar algum instrumento de forma convincente”, afirma. Isso porque após a aprovação, o estudante aprofundará seus conhecimentos musicais e, principalmente nas habilitações em instrumento e regência, receberá atenção praticamente individual dos professores, o que exige muita dedicação e esforço.

Dedicação é o que não falta a Larissa Ferreira, que estuda música desde os 14 anos. Hoje, aos 22, e no 3º período do bacharelado em Violoncelo, a jovem toca na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, tem uma banda de música popular e criou, junto a outros colegas de curso, um quinteto de música erudita. Tantas atividades não sobrecarregam a estudante. “A música contribui de várias formas, você aprende a rever seus próprios conceitos, a ser mais crítico”.

setaVagas ofertadas: 106 vagas com duas entradas por ano, divididas da seguinte forma: 76 (bacharelado) e 30 (licenciatura)

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turnos: Diurno - bacharelado em instrumentos, canto, composição e regência;  diurno e noturno, bacharelado em Musicoterapia;  noturno, bacharelado em Música Popular e licenciatura.

width=Duração do curso: Bacharelado: 4 anos, exceto para habilitações de Composição e Regência (5 anos); licenciatura: 5 anos

width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Música e Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha. A habilitação Musicoterapia também será oferecida na Faculdade de Medicina, no campus Saúde

Concorrência no vestibular UFMG
Licenciatura