Teatro

Arte no tempo presente

Curso propõe reflexões sobre o mundo e sobre a prática teatral. Estudante pode optar entre licenciatura ou bacharelado

teatro1.jpgA arte que se realiza apenas na presença do espectador. A estudante Amanda Melo, (de x anos),  do 7º período de Teatro, define assim o ato de representar. Prestes a se formar, Amanda se prepara para um desafio: adaptar o livro A hora da estrela, de Clarice Lispector para os palcos. A vida e a obra da escritora vão se encontrar no roteiro feito pela estudante. A montagem do espetáculo é uma exigência do curso de Teatro. Para conseguir o diploma, o aluno deve viabilizar a realização da peça, desde a escolha da direção e dos atores até figurino e iluminação. “Espero dar continuidade ao espetáculo no ano que vem, por isso vou tentar aprova-lo em leis de incentivo à cultura”, relata Amanda.

O trabalho de conclusão de curso é resultado de toda a trajetória do aluno durante a graduação. Por isso, ele deve propor reflexões sobre o mundo e sobre a prática teatral. De acordo a coordenadora Mônica Medeiros, o curso de Teatro se caracteriza pela aproximação entre teoria e prática, para que o aluno tenha condições de construir sua trajetória. O estudante pode se formar como professor de teatro, optando pela licenciatura, ou obter o bacharelado em interpretação teatral.

Uma questão importante para quem optar pelo Teatro é a seleção. Já no vestibular, os alunos devem mostrar que têm aptidão para a área, e parte do vestibular consiste em atuações individuais no palco, inclusive com platéia. “A gente valoriza muito quando o candidato consegue demonstrar nos processos de seleção, a sua história de trabalho”, afirma Mônica Medeiros.

setaVagas ofertadas: 40, com duas entradas por ano

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

Turno: Diurno

 width=Duração do curso: 3 anos e seis meses

 width=Unidades da UFMG onde é oferecido: Escola de Belas Artes (EBA) e Faculdade de Educação (FaE), ambas no campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG
2006 7,23
2007 9,52
2008 6,43

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006:
5

Mercado de trabalho: O bacharel pode atuar como ator/atriz e também na produção, direção e encenação de espetáculos de teatro dramaturgo. O licenciado pode atuar como docente e pesquisador na educação básica e no ensino superior

Remuneração média inicial: R$ 950,00 (professor)

<<voltar

 


Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG