Ciências Biológicas

Variedade é o que não falta

Da investigação de crimes e da paternidade, às análises ambientais e clínicas, do estudo dos vírus, bactérias ao estudo do homem. As Ciências Biológicas são, assim, bastante variadas

Paula Alkmim

A estrutura oferecida pela UFMG reflete essa diversidade. O Instituto de Ciências Biológicas (ICB), unidade onde é oferecido o curso, conta com cerca de 100 laboratórios nas mais diversas áreas e participação em projetos importantes como o do genoma humano ou o desenvolvimento da vacina contra a leishmaniose. São mais de 200 professores envolvidos.

O biólogo pode atuar em empresas públicas ou privadas e em instituições de pesquisa em campos como meio ambiente, saúde humana e biotecnologia e também como professor nos ensinos fundamental, médio e superior. Além disso, o profissional dessa área tem a possibilidade de lidar com várias questões contemporâneas como a clonagem e o uso de células-tronco, e de aprender técnicas da moderna ciência forense para auxiliar na solução de crimes. As mudanças climáticas e o aquecimento global são outros desafios que se colocam para o biólogo.

Para quem pretende enveredar pela pesquisa, os projetos também são muitos e o ICB dispõe de equipamentos para estudos em diversas áreas – que vão de microscópios de luz a aparelhos como scanner de microarranjos de DNA. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Rosy Mary dos Santos, ressalta: “São centenas de oportunidades para a formação e a atuação os alunos. A UFMG é uma referência na área de Ciências Biológicas”.



Mais Artigos...



Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG