Ciências da Saúde

Estar com o outro, cuidar do outro

A formação na área de Ciências da Saúde não busca, apenas, formar profissionais com foco no mercado. A proposta é contribuir na formação de alguém que assista à população, preocupado com a melhoria dos serviços prestados

Paula Alkmim

Os cursos de Ciências da Saúde da UFMG estão presentes em cinco prédios da universidade e distribuídos por dois campi: Pampulha e Saúde. Ao todo, são 10 opções de graduação: Farmácia, Odontologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem e o caçula entre os cursos, Análise de Sistema e Serviços de Saúde, que foi viabilizado com a adesão da UFMG ao programa do governo federal de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni).

Os cursos privilegiam um formato que busca a conjunção entre teoria e prática e visam à formação de um profissional que integre conhecimentos de diferentes áreas e tenha uma visão de mundo crítica e reflexiva. Não se busca, apenas, formar profissionais para o mercado de trabalho, mas alguém que assista à população, preocupado com a melhoria dos serviços prestados.

Há uma grande diversidade de espaços de atuação para esses profissionais, como hospitais, academias, escolas e restaurantes. Para a coordenadora do curso de Nutrição, Marlene Monteiro, as pessoas hoje procuram cada vez mais o bem-estar físico, mental e social - a qualidade de vida -, e com isso o campo está sempre em expansão.

Embora cada um dos cursos guarde suas especificidades, há pelo menos um ponto em comum em todos eles: para quem pretende enveredar pelas Ciências da Saúde, as relações humanas são fundamentais - estar em contato com o outro, cuidar do outro, ajudá-lo, faz parte da rotina desses profissionais.






Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG