Linguística, Letras e Artes

Todos os mundos possíveis

Áreas valorizam o complexo pensamento humano, mas não deixam de acompanhar as novas tendências e tecnologias

Vinícius Luiz

A Arte pensa e repensa o mundo em que vivemos. A expressão artística exige sensibilidade para recolher na realidade presente, seja negando ou reafirmando, as mil possibilidades de se ver e experimentar a vida. Quando as fronteiras se tornam menos visíveis e as culturas se encontram e se renovam, compreender o outro se torna fundamental. “A arte tem o poder de lidar com questões próprias da condição humana, que aliás, escapam à ciência”, avalia a coordenadora do curso de Artes Visuais da UFMG, Wanda Tófani. A coordenadora do curso de Teatro, Mônica Medeiros, complementa: “É uma das formas mais complexas de se pensar o nosso mundo”.

Pensar o mundo sem fronteiras também requer o domínio de várias linguagens. Compreender as línguas faladas e suas expressões literárias também é indispensável para nosso tempo. “A tradução é ir além da simples transferência de código, de uma língua para outra, é pensar uma relação cultural”, explica o coordenador adjunto do curso de Letras, Antônio Martinez. A forma de um poema, o olhar do narrador, o lugar da fala, a construção da escrita, o dito e o não-dito. Tudo o que as Letras podem dizer.

Fazer o novo, contudo, não significa deixar de lado o passado. A conservação das obras, materiais e imateriais, construídas por nossa cultura, permite inovar com o respaldo de toda uma história. E como tudo está em constante mudança, a UFMG amplia os cursos da área, com a chegada de Design, para a criação de novas formas, e Design de Moda, para o futuro da nossa segunda pele.






Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG