Ciências Humanas

Na teia das relações contemporâneas

Área, que engloba cursos como História e Psicologia, se dedica a tentar desvendar as complexas ligações que definem a própria humanidade

Vinícius Luiz

Em casa, nas ruas, nos ônibus, na escola, no trabalho, no mundo virtual. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, sejam elas de amizade, afeto ou poder. Mas quem é capaz de compreendê-las? As Ciências Humanas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado: a nossa humanidade. Filosofia, Psicologia, Ciências Sociais, História e Pedagogia. Quem escolhe trilhar um desses caminhos deve se desfazer de preconceitos e não se contentar com o óbvio.

A Filosofia busca o porquê dos porquês. A História busca o que aconteceu no passado e suas implicações ainda hoje. Nas Ciências Sociais, o objetivo é a compreensão das relações que o homem estabelece com o outro e com o mundo. A Psicologia se coloca dentro das nossas mentes e frente aos comportamentos. A Pedagogia toma para si o desafio de entender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.

Vários caminhos, mas um objetivo semelhante: entender e melhorar a condição do ser humano. “A complexidade cada vez maior que caracteriza a sociedade contemporânea exige mais e mais uma compreensão adequada dessas características e de seus impactos na vida social”, afirma o coordenador do curso de Ciências Sociais da UFMG, Geraldo Élvio Vargas. Conheça os cursos da área de Ciências Humanas.






Revista Diversa nº 15
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG