Revista da Universidade
Federal de Minas Gerais
Ano 2 - nº 4 - Maio 2004
Apresentamos a quarta edição da UFMG Diversa, seu segundo número temático. Ainda que com pequeno atraso, leitor, estamos cumprindo o que prometemos no lançamento da revista: duas edições temáticas no ano e um número especial de apresentação da UFMG aos candidatos ao Vestibular.
O tema que nos mobiliza neste número e que se encontra permanentemente em questão, especialmente no mundo contemporâneo, refere-se às relações entre ciência e ética, mais propriamente aqui denominadas domínios da ética no campo do conhecimento. Trata-se, a rigor, dos dilemas suscitados pela investigação científica que exigem uma constante interrogação acerca dos limites e possibilidades da atuação humana na produção do conhecimento. Para tratar deste tema, a exemplo da proposta editorial do segundo número de Diversa, buscamos experiências na nossa comunidade acadêmica que nos remetem aos domínios da ética, ao mesmo tempo em que solicitamos, a um conjunto muito especial de docentes, a produção de pequenos artigos em que as questões – explícitas ou sugeridas pelo relato jornalístico das experiências acadêmicas – fossem objeto de discussão.
Abrindo a edição estamos apresentando uma entrevista inédita do professor Axel Kann concedida aos professores Telma Birchal e Ivan Domingues, em 2002, na oportunidade de sua visita à UFMG, em atividade promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat). O conjunto de reportagens apresentado nesta edição expressa um esforço de contemplar áreas diversas e perspectivas que instigam o pensamento crítico e exigem a reflexão sobre o sentido, os resultados, os procedimentos e, especialmente, as escolhas que essas áreas – e os sujeitos das atividades relatadas – realizam no seu cotidiano acadêmico.
Certamente há muito mais material a ser apresentado; certamente as questões abordadas são muito heterogêneas e muitas delas de difícil apreensão pelo não-especialista. Mas aqui também somos sujeitos às restrições decorrentes das nossas escolhas editoriais e dos limites físicos da própria revista e, circunscritos por tais contingências, fizemos a seleção dos temas, seus enfoques, locutores e fontes. Esperamos ter acertado. Contamos, para isso, com a colaboração dos professores que encontraram, na correria do dia-a-dia, algum tempo para atender aos nossos repórteres e pudemos enriquecer Diversa com a produção artística dos alunos e professores da Escola de Belas Artes.
O resultado deste esforço apresentamos aqui à sua crítica.
Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretoria de Divulgação e Comunicação Social