Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 4 - nº. 9 - Julho de 2006 - Edição Vestibular
Apresentamos ao leitor a UFMG Diversa, número 9, edição
especial do Vestibular 2007. Reafirmando nosso compromisso editorial, este
número da revista apresenta à comunidade, especialmente aos
candidatos ao Vestibular 2007, os cursos de graduação oferecidos
pela Universidade. É um elenco variado de opções que
abrange as oito áreas de conhecimento, nas modalidades bacharelado
e licenciatura, com oferta diurna ou noturna. Possibilidades de formação
pessoal e de opções profissionais que desenham as oportunidades
e desafios de cada indivíduo no futuro. Aliás, esta é
a frase que conceitua o processo desta edição do vestibular:
educação para desenhar o futuro. Afinal, sabemos que a educação
constitui o pilar – seja no plano coletivo, seja no âmbito do
indivíduo – que pode construir um futuro melhor para o País
e seus cidadãos.
As matérias que apresentam os cursos da Universidade indicam tanto
as características de formação que eles configuram
quanto as oportunidades profissionais que podem ser criadas para seus alunos.
Além disso, um conjunto de matérias especiais aborda as atividades
que se abrem aos estudantes, seja na pesquisa, na extensão, no estímulo
ao empreendedorismo – na abordagem das experiências das empresas
juniores – seja nas condições de assistência estudantil
oferecidas pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP) que, há
mais de 75 anos, tem provido ao estudante de precária situação
socioeconômica o ingresso na Universidade e o apoio para que sua permanência
possa ser efetivada em igualdade de condições com os demais.
Um outro destaque dessa edição é a matéria que
mostra as oportunidades de intercâmbio internacional oferecidas aos
alunos da UFMG.
Esta edição inicia com a entrevista com o novo Reitor da Universidade,
professor Ronaldo Tadêu Pena, que, entre outros temas, aborda as responsabilidades
e atribuições do exercício deste cargo. Eleito em 2005,
por meio de consulta à comunidade acadêmica, o Reitor também
apresenta os projetos relevantes de sua gestão, em especial a criação
da Diretoria de Assuntos Estudantis, novo órgão da Reitoria,
que deverá promover de forma mais efetiva e democrática o
diálogo entre o corpo discente da Universidade e a Administração
Central.
Enfim, esta edição de UFMG Diversa procura oferecer aos seus
leitores informações precisas, qualificadas e abrangentes
acerca da Instituição, de seus programas de formação
e, dessa forma, revelar a dinâmica de uma Universidade que contribui
para o desenho de um futuro mais próspero, mais justo, mais humano.
Afinal, nem é preciso lembrar que o desenho envolve uma atitude do
desenhista: de forma geral, ele, o desenhista, parte da sua realidade, para
transformá-la ou mesmo para criar uma nova realidade com as características
que lhe pareçam mais adequadas. O desenho nem sempre é um
fim em si mesmo e o termo é muitas vezes usado para se referir ao
projeto ou esboço para um outro fim. Portanto, desenhar o futuro
tem o significado de projetar, formular e incorpora o sentido de autoria,
de criação. Ou seja, o protagonismo de ousar projetar uma
realidade diferente, de ousar sonhar com o desenho de um mundo melhor. É
esse o significado que, esperamos, a Universidade deve representar e que,
temos certeza, essa edição apresenta aos seus leitores.
Desejamos que UFMG Diversa possa ensejar uma boa leitura e crie caminhos
para que possamos, com a educação de todos, desenhar o futuro.
Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social