INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO VESTIBULAR DE 2011

 

 

CALOURO UFMG 2011: SEJA BEM-VINDO!

 

Queremos parabenizá-lo pela sua aprovação no Concurso Vestibular de 2011 e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.

 

TODOS os candidatos classificados no Concurso Vestibular 2011, sem exceção, deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, nos períodos abaixo discriminados:

 

Classificados para a 1ª Entrada

28 de fevereiro a 04 de março de 2011

Classificados para a 2ª Entrada

13 a 17 de junho de 2011

 

 

Haverá dois locais de atendimento para Registro Acadêmico, a saber:

 

- Classificados para os cursos oferecidos em Montes Claros: Instituto de Ciências Agrárias - ICA (Av. Universitária, 1000 - Bairro Universitário - Montes Claros - MG).

 

- Classificados para os demais cursos: No Departamento de Registro e Controle Acadêmico  - DRCA, Unidade Administrativa III  da UFMG, no Campus Pampulha.

 

Além do Registro Acadêmico, todos os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, fazer a Matrícula nas datas indicadas na escala acima referida, no mesmo local de atendimento do Registro Acadêmico.

 

Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:

 

-          Não efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula nos períodos estabelecidos para cada semestre de entrada;

-          Não atender ao item VII.6 do Edital do Concurso Vestibular 2011;

-          Deixar de atender à convocação prevista no item VII.11 do Edital do Concurso Vestibular 2011;

-          Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.

 

                                                                           AGENDA DO CALOURO  2011

Mês

Datas

Atividade

fevereiro

14 e 15

Período para requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos calouros de 1ª entrada

25

Início do preenchimento da ficha de cadastro via internet pelos calouros de 1ª entrada

28*

Início do período para Registro Acadêmico e Matrícula dos calouros de 1ª entrada

março

01

Divulgação dos resultados de dispensa de disciplinas pelos Colegiados de Cursos

10

Reformulação de matrícula dos calouros de 1ª entrada que obtiveram a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos

10

Início do 1º período letivo de 2011 – Início da Recepção dos calouros de 1ª Entrada

16

Divulgação da lista de convocação dos candidatos classificados para a 2ª entrada, para ocuparem as vagas de 1ª entrada – Item VII.11 do Edital do Concurso Vestibular 2011

16

Divulgação da chamada de excedentes (2ª chamada) para ocupação de vagas de 1ª entrada nos cursos de entrada única no 1º semestre letivo

junho

10

Início do preenchimento da ficha de cadastro via internet pelos calouros de 2ª entrada

13 a 17

Período para requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos, pelos calouros de 2ª entrada

13 a 17*

Período para Registro Acadêmico e Matrícula dos calouros de 2ª entrada

30

Divulgação da chamada de excedentes para preenchimento de vagas de 2ª entrada, nos cursos de 2 (duas) entradas e de entrada única no 2º semestre letivo

julho

25

Reformulação de matrícula pelos calouros de 2ª entrada que obtiveram a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos

agosto

08

Início do 2º período letivo de 2011 – Início da Recepção dos Calouros de 2ª entrada

 

 

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão as seguintes normas:

 

  1. REGISTRO ACADÊMICO

 

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga obtida no Concurso Vestibular 2011. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos classificados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

 

Em nenhuma hipótese, o Registro Acadêmico e a Matrícula serão efetuados sem a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.

 

Para realizá-lo, os candidatos classificados deverão:

 

1.1.             Preencher a Ficha de Cadastro, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, a partir das datas a seguir. Para acessar a Ficha de Cadastro, utilizar o Número de Inscrição e a Senha usados no Concurso Vestibular de 2011.

 

Classificados para a 1ª Entrada

A partir de 25 de fevereiro de 2011

Classificados para a 2ª Entrada

A partir de 10 de junho de 2011

 

Caso não se recorde da senha, será possível recuperá-la clicando aqui. Se necessário, o acesso à internet poderá ser feito na sala de microcomputadores disponibilizada pela UFMG, no andar térreo do prédio da Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha.

 

1.2.             Comparecer ao DRCA – Prédio da Unidade Administrativa III, ou ao ICA – Montes Claros, nas datas e horários, de acordo com a escala de atendimento por curso, para efetuar o Registro Acadêmico, apresentando, obrigatoriamente:

 

    • O original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

 

ü       Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;

ü       Histórico Escolar do Ensino Médio;

ü       Histórico Escolar do Ensino Fundamental para os candidatos que utilizaram o Programa de Bônus;

ü       Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);

ü       Título de Eleitor;

ü       Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos;

ü       CPF

 

    • Declaração de Opção pelo Programa de Bônus de 15% (Modelo disponível no endereço: (www.ufmg.br/copeve )
    • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira – Lei 12.089/09 de 11/11/2009 (Modelo disponível no endereço www.ufmg.br/drca)

·         Dois retratos 3 x 4 recentes, isto é, tirados há menos de um ano (Escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos)

 

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

 

No ato do Registro Acadêmico, os candidatos serão identificados, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.

 

  1. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

A efetivação da matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados, para a ocupação da vaga. A matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso, na mesma data, horário  e local do Registro Acadêmico, conforme a escala de atendimento por curso divulgada no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca.

 

2.1.             Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem, nos períodos abaixo:

 

Classificados para a 1ª Entrada

14 e 15 de fevereiro de 2011

Classificados para a 2ª Entrada

13 a 17 de junho de 2011

 

 

2.2.             Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos, nos seguintes dias:

 

Classificados para a 1ª Entrada

10 de março de 2011

Classificados para a 2ª Entrada

25 de julho de 2011

 

  1. CONVOCAÇÕES DE CLASSIFICADOS PARA MUDANÇA DA 2ª PARA A 1ª ENTRADA

 

3.1.             Os candidatos classificados para a 2ª entrada deverão acompanhar as convocações  que serão divulgadas em Edital de Convocação, no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, após o dia 16 de março de 2011, para remanejamento da 2ª para a 1ª entrada. Isso ocorrerá, exclusivamente, no caso de ocorrência de vagas não preenchidas por candidatos classificados para a 1ª entrada que serão ocupadas, obrigatoriamente, por candidatos classificados para a 2ª entrada, de acordo com a ordem de classificação, conforme prevê o item VII. 11 do Edital do Vestibular UFMG/2011.

 

Portanto, é importante que os candidatos classificados para a 2ª entrada mantenham os endereços rigorosamente atualizados no DRCA e que, no momento da convocação já tenham providenciado toda a documentação exigida no item 1.2 acima.

 

3.2.             Após a convocação, os candidatos deverão comparecer, obrigatoriamente, ao DRCA, na data informada no Edital de convocação, munidos da documentação exigida, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula para o 1º semestre de 2011.

 

3.3.             Os candidatos convocados ao remanejamento que não comparecerem ao DRCA, para efetuarem o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados, formalmente, desistentes.

 

 

  1. CHAMADAS DE EXCEDENTES PARA VAGAS DE 1ª ENTRADA

 

4.1.             Os candidatos excedentes de cursos de entrada única no 1º semestre deverão acompanhar os Editais de Convocação que serão divulgados no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, após o dia 16 de março de 2011.

 

4.2.             Após cada chamada os candidatos deverão comparecer ao DRCA, na data informada no Edital de Convocação, munidos da documentação exigida, para efetuarem o Registro Acadêmico e a Matrícula para o 1º semestre de 2011.

 

4.3.             Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão  considerados, formalmente, desistentes.

 

  1. CHAMADAS DE EXCEDENTES PARA VAGAS DE 2ª ENTRADA

 

5.1.             Os candidatos excedentes em cursos de duas entradas e de entrada única no 2º semestre letivo deverão acompanhar os Editais de Convocação que serão divulgados no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, a partir do dia 30 de junho de 2011. 

 

5.2.             Após cada chamada os candidatos deverão comparecer ao DRCA, na data informada no Edital de Convocação, munidos da documentação exigida, para efetuarem o Registro Acadêmico e a Matrícula para o 2º semestre de 2011.

 

5.3.             Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e,  portanto, perderão  o direito à vaga e serão  considerados, formalmente, desistentes.

 

  1. REGISTRO E MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

 

6.1.             O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.2 acima e a sua própria cédula de identidade.

 

6.2.             Os candidatos, cujos Registros Acadêmicos forem feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

 

  1. É imprescindível que os candidatos mantenham os seus endereços atualizados no DRCA. A atualização poderá ser feita pessoalmente no DRCA ou no endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

 

 

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico

Unidade Administrativa III – Térreo

Campus Universitário Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627

Belo Horizonte – MG

CEP 31270-901