A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG informa que está aberto o período de envio de candidaturas para o programa do governo canadense ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program).

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o ELAP concede bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As informações completas podem ser encontradas no site oficial do programa.

Para alunos de graduação, o programa exige a existência de pelo menos um acordo de cooperação (ou Memorandum of Understanding) válido entre a universidade de destino e a UFMG. No entanto, para a pós-graduação esta exigência não é obrigatória. É de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, visto que cada instituição possui trâmites e requisitos próprios.

Ressaltamos que, caso a universidade de destino solicite uma nomeação por meio de convênio de intercâmbio vigente, essa nomeação só será concedida aos estudantes alocados no Edital Unificado. Assim a nomeação será realizada apenas para a universidade na qual o aluno já estiver alocado no âmbito do Edital Unificado. A lista das instituições conveniadas com a UFMG e os tipos de convênio podem ser acessados no site da DRI. 

Para se inscrever:

As solicitações de participação referentes ao programa deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico contendo os seguintes documentos em PDF único:

  • Comprovante de matrícula;
  • Carta de intenções (Letter of intent);
  • Carta de apoio (Letter of Support) de um representante acadêmico da UFMG;
  • Passaporte (Proof of citizenship): algumas universidades aceitam a identidade;
  • Carta convite (Letter of Support) de um professor orientador (para mobilidades de pesquisa);
  • Termo de privacidade (Privacy notice statement):  disponível aqui.

Sem estes documentos, a aplicação não poderá ser realizada.

Caso o estudante deseje realizar uma mobilidade de pesquisa para alguma universidade que não é parceira da UFMG, o aluno deverá também encaminhar as orientações de candidatura e contato da universidade de destino para programas@dri.ufmg,br.

Estudantes que desejam se candidatar a mais de uma universidade deverão preencher um formulário para cada candidatura. Formulários com dados e/ou documentação faltante ou incorretos serão desconsiderados. Apenas o último preenchimento será considerado, caso o formulário seja preenchido mais de uma vez pelo aluno, para uma mesma universidade.

Após o recebimento do formulário, a DRI entrará em contato com a universidade de interesse do estudante para análise da solicitação. Algumas universidades exigem procedimentos e documentos adicionais aos já requeridos. Frisamos que é de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, assim como verificar se está enquadrado nos requisitos para recebimento da bolsa.

Nos casos em que a universidade limitar o número de indicações da UFMG, serão indicados os primeiros estudantes que solicitarem, de maneira completa, a aplicação para essa universidade.

Reforçamos que não serão emitidas declarações ou cartas caso não sejam entregues todas as informações e documentos solicitados, e que, embora o programa tenha prazo de término em março de 2021, várias universidades encerram suas nomeações bem antes dessa data.

Dúvidas devem ser encaminhadas a programas@dri.ufmg.br .