O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) anunciam que estão abertas as inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA), a serem oferecidas ao longo do segundo semestre de 2013. Essas disciplinas são voltadas exclusivamente para não-brasileiros ou para aqueles que não tenham o português como língua materna. No segundo semestre de 2013, serão oferecidos os seguintes cursos:

Português Língua Adicional – Básico (UNI 045) – terça e quinta, 11h30 – 13h10

Português Língua Adicional – Intermediário (UNI 046) – terça e quinta, 11h30-13h10

Português Língua Adicional – Produção Oral e Escrita a partir de Tarefas Comunicativas (UNI 047) – terça e quinta, 17h-18h40

Português Língua Adicional – Escrita Acadêmica (UNI 048) – segunda e quarta, 11h30-13h10

Assim como qualquer disciplina regular da UFMG, as disciplinas acima entram para o histórico escolar do aluno. Caso obtenha nota final mínima 6,0 e tenha frequência mínima de 75% ao longo do semestre, o estudante terá direito a 4 créditos ao concluir uma dessas disciplinas de PLA.

Podem se inscrever nessas disciplinas alunos estrangeiros (de graduação ou pós-graduação) que: (1) sejam oriundos de instituições parceiras da UFMG; (2) tenham vínculo com a universidade, ou (3) desenvolvam atividades de ensino, pesquisa ou extensão na instituição. Para tanto, os interessados deverão seguir os procedimentos abaixo indicados:

1) Preencher, até o dia 01 de agosto, o formulário de inscrição nas disciplinas de Português Língua Adicional, disponível aqui.

2) Realizar, obrigatoriamente, uma prova de nivelamento, no dia 05 de agosto (segunda-feira), das 18h às 20h. O local de realização da prova será divulgado no site da DRI nos próximos dias.

3) Comparecer à Faculdade de Letras, na sala 3006 (terceiro andar), no dia 07 de agosto (quarta-feira), das 9h às 13h, para tomar conhecimento dos resultados do teste e para retirar a autorização de matrícula em disciplinas de Português Língua Adicional.

4) Dirigir-se ao Colegiado de seu curso e apresentar a autorização de matrícula até o dia 09 de agosto (sexta-feira), para que a matrícula possa ser realizada.

O início das disciplinas de Português Língua Adicional ocorrerá no dia 12 de agosto (no caso dos cursos que ocorrerão às segundas e quartas-feiras) ou no dia 13 de agosto (no caso dos cursos que ocorrerão às terças e quintas). O local das disciplinas será divulgado nos próximos dias, neste mesmo site.

Observação: Alunos que já cursaram disciplinas regulares de Português Língua Adicional na UFMG, no primeiro semestre de 2013, estão dispensados de fazer a prova de nivelamento. Caso estejam interessados em continuar seus estudos em Português, devem seguir as orientações apresentadas em (2) e (3) acima.

Cursos de extensão em Português Língua Adicional, abertos à comunidade interna e externa à UFMG, são oferecidos pelo Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Letras da UFMG (FALE). Mais informações a esse respeito encontram-se disponíveis aqui.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao seguinte e-mail: proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Cronograma de Atividades