No dia 10 de agosto, Elodie Meunier, adida de relações acadêmicas e culturais da Valônia-Bruxelas Internacional, fez apresentação on-line no Café Intercultural intitulada “Oportunidades de estudo na Bélgica francófona”.

A edição foi organizada por Marcos Araújo, do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações (DRI) da UFMG, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

O evento contou com a mediação de Luciana Fiuza, coordenadora do setor de Gestão Operacional e Informação da DRI.

Elodie iniciou a palestra com uma breve introdução sobre a Bélgica e sua variedade linguística, que possui três línguas oficiais, são elas: neerlandês, francês e alemão.

A palestrante também abordou as vantagens acadêmicas, geográficas e culturais para quem deseja estudar no país.

Em seguida, foi apresentado o sistema de ensino superior belga, que tem como objetivos principais, o ensino, a pesquisa e o atendimento à comunidade.

Durante a palestra, foram informadas as taxas de inscrição para o ingresso no sistema de ensino superior belga, incluindo as oportunidades de bolsas e financiamento.

Apesar dos programas de pós-graduação serem lecionados parcialmente ou integralmente em língua inglesa, foi ressaltada a importância de falar o idioma francês, sendo considerado um ponto positivo nas instituições do país.

Ao final, Elodie Meunier e Luciana Fiuza responderam as dúvidas enviadas pelo público sobre os temas discutidos.

Os slides da apresentação podem ser consultados aqui.