Alteração das datas referentes às Rodadas de Alocação do Edital 004_2019 para o Programa Escala Estudantil da Associação Universidade Grupo Montevidéu (AUGM) e Programa Minas Mundi

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que houve alteração nas datas relativas às rodadas de alocação destinadas ao provimento de vagas do Edital Unificado 004_2019, referentes aos Programas Escala Estudantil da Associação Universidade Grupo Montevidéu (AUGM) e Minas Mundi.

Em razão de problemas técnicos, a DRI prorrogou as datas de Ordenação de vagas (realizada pelos estudantes); em seguida da Alocação (realizada pelo sistema de seleção da DRI); e por último da Confirmação da vaga (pelos estudantes contemplados na rodada).

As novas datas podem ser observadas no cronograma abaixo e as ordenações de vagas deverão ser realizadas somente por aqueles que ainda não efetuaram.

CRONOGRAMA DAS NOVAS RODADAS:

18/02 a 20/02 – Ordenação de vagas

21/02 – Alocação

22/02 a 24/02 – Confirmação da vaga

_______________________________

25/02 a 27/02 – Ordenação de vagas

28/02 – Alocação

29/02 a 02/03 – Confirmação da vaga

Atenção!

É imprescindível que o estudante, antes de fazer a ordenação, consulte o quadro com o detalhamento das vagas (identificador da vaga, proficiência, cursos oferecidos e demais observações). As informações contidas neste documento facilitarão consideravelmente as escolhas de vaga.

Na ordenação de preferência é necessário se atentar ao identificador da vaga (ID), devido à existência de vagas similares em diferentes programas. O ID garante ao estudante a escolha correta da vaga específica descrita no quadro de vagas.

É de EXTREMA importância que o estudante, antes de confirmar o aceite, leia o campo de observações da vaga. O campo fornece informações relevantes sobre as particularidades da vaga e que, caso não compreendidas, podem inviabilizar o intercâmbio.

Abaixo, seguem novamente informações importantes sobre o processo de alocação:

- Cada rodada de alocação é composta por 03 (três) fases: primeiro, a Ordenação de vagas (realizada pelos estudantes); em seguida a Alocação (realizada pelo sistema de seleção da DRI); e, finalmente, a Confirmação da vaga (realizada pelos estudantes contemplados na rodada).

- Dentro do prazo estipulado, todos os estudantes alocados deverão confirmar a escolha da vaga. Caso, por qualquer motivo, a confirmação não seja feita, o aluno perderá a vaga (a escolha não será efetivada, inviabilizando a continuidade do processo de mobilidade). Nessa situação, o estudante poderá participar das rodadas de alocação subsequentes, assim como os demais estudantes não contemplados.

- A confirmação da vaga pelo estudante IMPEDE a participação em rodadas de alocação posteriores. Portanto, muita atenção nesta fase do processo. Os estudantes alocados receberão mais orientações sobre sua mobilidade posteriormente.

- Todo o procedimento de alocação de vagas se encontra detalhadamente descrito no “Manual de Alocação”, que deve ser cuidadosamente lido.

- As vagas ofertadas pelo Edital 004_2019 estão disponíveis para todos os estudantes habilitados no edital, independentemente de seu curso de graduação na UFMG, condicionadas ao nível de proficiência no idioma exigido. Dessa forma, o interessado poderá realizar disciplinas em qualquer curso oferecido pela universidade de destino, conforme descrito na Oferta de vagas. Portanto, todas as vagas que se encontrem disponíveis (visíveis) no sistema podem ser ordenadas pelos estudantes.

- Recomendamos que os estudantes levem em consideração que, embora a correspondência direta entre cursos nas universidades de origem e destino não restrinja a ordenação das vagas, é necessário que o colegiado do curso aprove o “Plano de Estudos” do estudante antes do intercâmbio. Caso o plano seja rejeitado, o estudante ficará impedido de prosseguir com a mobilidade.

Lembramos que a integralização dos créditos cumpridos em intercâmbio fica a critério do colegiado.

Acesse o Manual de Alocação.

Confira o Quadro de Vagas.