O programa do governo canadense Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Programa- ELAP), irá conceder bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores da América Latina e Caribe, os quais realizarão mobilidade entre 1º de julho de 2016 e 1º de fevereiro de 2017, nos níveis graduação e pós (mestrado e doutorado).

Para participar do ELAP, os candidatos devem preencher formulário online e apresentar a documentação comprobatória requerida, respeitando-se os prazos indicados. É de inteira responsabilidade do candidato submeter os documentos exigidos pelo programa, bem como apresentar dados verídicos, corretos e completos. A DRI não fará o encaminhamento de candidaturas de nenhum aluno. Todas as informações sobre o programa podem ser encontradas no site

Estudantes que pretendem se candidatar ao ELAP devem verificar no site da DRI a lista de instituições canadenses com as quais a UFMG tem acordo de cooperação e apresentar, juntamente com os outros documentos requeridos, a cópia do convênio, que pode ser obtida através de solicitação feita pelo e-mail.

Atenção! No caso de o convênio expirar antes do início da mobilidade, a UFMG não tem qualquer responsabilidade sobre as decisões de renovação das instituições canadenses parceiras. Por isso, antes de submeter a candidatura, é mandatório verificar o período de vigência do convênio firmado entre a UFMG e a universidade pretendida no Canadá, vinculada ao programa ELAP.

Alunos de graduação devem ter candidatura apoiada por um professor da UFMG, por meio de uma carta de apresentação em inglês ou francês.

Alunos de pós-graduação devem apresentar anuência do seu respectivo orientador, com ciência do coordenador de Pós-Graduação da sua unidade.