Café Intercultural promove palestra com dicas e estratégias para se preparar para o Edital Unificado

Aconteceu, no dia 24 de fevereiro, às 18h30, a palestra intitulada “Dicas e estratégias para se preparar para o edital unificado”, apresentada pelo estudante João Victor Pessoa Rocha, aluno do curso de Letras da UFMG e ex-bolsista da DRI. O evento foi promovido pela edição virtual do Café Intercultural, organizado pela servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, e contou com um grande quórum de estudantes interessados nas oportunidades de mobilidade estudantil promovidas pela diretoria.

Na ocasião, João iniciou com uma retrospectiva sobre os editais unificados gerenciados pela DRI, centrando sua fala em dicas que podem ajudar os estudantes na conquista da vaga de mobilidade. De um modo geral, ele chamou a atenção dos ouvintes para a importância de se ler, por completo, o Edital da edição do programa para a qual o candidato irá se inscrever, observando os requisitos de inscrição, bem como as diferentes fases propostas para a seleção. Além disso, pontuou a importância de conhecer os editais anteriores, a partir dos quais os interessados pela mobilidade podem tomar como base os critérios de avaliação.

O estudante e ex-bolsista da DRI comentou também sobre a importância da participação em atividades extracurriculares de ensino, pesquisa, extensão e participação em eventos. Com esses certificados de participação, os candidatos aos programas de mobilidade receberão pontos de acordo com os critérios do edital. Além disso, comprovações de publicações em periódicos, atividades profissionais correlatas ao curso e trabalho voluntário também podem ser utilizadas no processo seletivo. Dessa forma, é importante guardar toda documentação comprobatória adquirida em atividades paralelas ao curso de graduação.

Outro tópico debatido foi sobre a prova de proficiência. Para concorrer a vagas em países onde a língua oficial não é a Língua Portuguesa, os candidatos devem providenciar um certificado de proficiência na língua exigida pela instituição para a qual desejam ser alocados, e observar também em quais línguas as disciplinas são ministradas. Em seguida, João ponderou sobre a importância de se pesquisar os lugares de realização da mobilidade, a fim de planejar os gastos com a viagem, estadia e alimentação. Informações a respeito de possíveis auxílios de universidades estrangeiras e certificados de proficiência requeridos podem ser verificados nos arquivos de “Ofertas de vagas”, disponibilizados pela DRI. Para conferir a oferta referente ao Edital Unificado de 2019/2020, clique AQUI.

Concluindo a apresentação, o estudante apresentou um esquema de cinco perguntas para facilitar a escolha da universidade de destino, que pode ser conferido nos slide AQUI. Tais perguntas têm o objetivo de conciliar o desejo do candidato com suas possibilidades. Assim, pautada numa ordem lógica, a escolha dos destinos poderá ser feita da melhor maneira possível.

Ao final da apresentação, a servidora Elaine Parreiras, com a ajuda dos estagiários do Setor de Acolhimento da DRI, abriu para as perguntas dos ouvintes. Após algumas perguntas, a servidora Luciane Novaes, do Setor de Mobilidade Internacional, reiterou a importância da leitura completa do Edital Unificado, tendo como base as edições anteriores. Dessa forma, os estudantes interessados poderão conhecer, de maneira geral, o funcionamento do processo seletivo e realizar suas inscrições com tranquilidade.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio dos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.

Confira o Edital Unificado de 2019-2020.

Informações sobre as alocações de vagas do Edital Unificado de 2019-2020.

Contato: acolhimento@dri.ufmg.br