Aconteceu no dia 28 de janeiro, às 16h, a palestra intitulada “Aspectos relevantes do SUS no atual contexto da COVID-19 para o estudante internacional”, proferida pelo estudante Kutanda Mpanzo Kulumbu, natural de Angola e aluno do curso de Medicina da UFMG. O evento foi promovido pela edição virtual do Café Intercultural, organizado pela servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI.

Na ocasião, Kutanda iniciou sua apresentação recordando uma série de situações que devemos ter em mente antes de ingressarmos em um programa de intercâmbio. Entretanto, logo no começo, o estudante ressaltou que os alunos internacionais pouco se questionam a respeito do funcionamento dos sistemas de saúde nos países de destino. Partindo disso, Kutanda explicou o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS – na tentativa de esclarecer aos estudantes internacionais como deveriam proceder em casos de doenças.

Com o auxílio da Constituição Federal de 1988, Kutanda apresentou as atribuições dos SUS em relação à saúde pública no Brasil, deixando claro que todos, sem exceção, têm direito a tratamentos de saúde no país. Em seguida, apresentou os Princípios Doutrinários e Organizativos do Sistema Único de Saúde, chamando a atenção para os protocolos básicos em caso de atendimento. Segundo ele, o baixo conhecimento sobre o funcionamento do SUS gera impressões negativas sobre o sistema, que é referência para vários países do mundo.

Com o objetivo de dar instruções mais concretas aos estudantes internacionais, Kutanda apresentou o site da Prefeitura de Belo Horizonte, que possui um mapa com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e suas áreas de abrangência. Ele ressaltou ainda que, para realizar o atendimento, é necessário fazer o cadastro na UBS mais próxima ao endereço do estudante, apresentando documento de identificação oficial (passaporte, para estudantes internacionais) e comprovante de residência.

Ao final da apresentação, a servidora Elaine Parreiras perguntou aos estudantes presentes se eles já haviam sido atendidos pelo SUS, e muitos se mostraram interessados na realização do cadastro, após conhecerem brevemente o funcionamento e a importância do sistema.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio do bolsista Artur Macedo.

Contato: acolhimento@dri.ufmg.br