A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que estão abertas as inscrições para “La Cátedra Virtual para la Integración Latinoamericana”, oferecida pela Universidad Nacional de Cuyo (UNCU), voltada para estudantes de graduação de todos os cursos da UFMG. Serão selecionados até 25 alunos e não haverá custo para os aprovados.

Intitulada “Latinoamérica y el Caribe: los Objetivos del Desarollo Sostenible”, a proposta da Cátedra Virtual é promover a integração latino-americana, por meio do trabalho em equipe entre estudantes e docentes de países da região. Esta é uma oportunidade de intercâmbio cultural e acadêmico durante um semestre, promovidos por meio de encontros virtuais, em datas preestabelecidas pela instituição anfitriã.

Conforme calendário proposto pela UNCU haverá cinco (5) módulos, a partir do dia 06 de abril, data da abertura, que abordarão o Desenvolvimento Sustentável em três dimensões integradas e indivisíveis: econômica, social e ambiental.

Cronograma dos módulos da Cátedra Virtual

1. Economia e Sociedade, nos dias 06 e 07 de abril;
2. Educação para a Integração Latinoamericana, nos dias 27 e 28 de abril;
3. História, Pensamento, Política e Democracia, nos dias 11 e 12 de maio;
4. Saúde, Ecologia e Recursos Naturais, nos dias 01 e 02 de junho;
5. Arte e Cultura, nos dias 15 e 16 de junho.
Para participar do processo seletivo, os estudantes de graduação interessados deverão preencher formulário próprio da DRI, disponível em http://bit.ly/2n6EOf2, entre os dias 17 e 22 de março de 2017.

Além disso, nesse mesmo período, os alunos selecionados deverão enviar a documentação comprobatória e a carta de motivação, em um único arquivo em formato PDF. Os documentos aqui requeridos devem ser encaminhados com o título “NOMEDOALUNO_INSCRIÇAO_CATEDRAVIRTUALUNCU”, para o endereço eletrônico augm@dri.ufmg.br. Dessa forma, deverão ser encaminhados, tal como descrito acima, os seguintes documentos:

1. Documentação comprobatória da carga horária cumprida do curso de graduação:
a) Informações contidas no Portal MinhaUFMG; ou
b) Histórico Escolar emitido pela Seção de Ensino/ Colegiado de Graduação.

2. Documentação comprobatória da proficiência ou conhecimento em língua espanhola:
a) Certificado de proficiência;
b) Histórico escolar comprovando que o estudante tenha sido matriculado em disciplina de língua espanhola oferecida por um dos cursos de graduação da UFMG;
c) Comprovante de algum curso de espanhol; ou
d) Declaração de próprio punho para os falantes nativos de língua espanhola.

3. Carta de motivação enumerando os motivos e interesses em participar da Cátedra Online oferecida pela UNCU. Ao redigí-la, é importante relacionar o seu curso de graduação na UFMG com a proposta do curso online ofertado pela UNCU. Não deixe de elencar também, de que maneira a Cátedra Virtual poderá contribuir para o seu currículo acadêmico. Acesse o link para o modelo de preenchimento da carta de motivação.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos fora do prazo estabelecido pela DRI.

A compreensão da língua espanhola é pré-requisito estabelecido pela UNCU, visto que as aulas serão ministradas nesse idioma. Além disso, é necessário que o candidato possua mais de 50% da carga horária da graduação concluída.

Encerradas as inscrições, a banca examinadora designada pela DRI analisará as candidaturas dos estudantes interessados. A lista com o nome dos selecionados será divulgada no site da DRI a partir do dia 31 de março.

Cronograma do processo seletivo na UFMG

de 17/03 a 22/03 Processo de inscrição

a)      Preenchimento do formulário online (Inscrição para Cátedra Virtual para la Integración Latinoamericana);

b)      Envio do comprovante de proficiência ou conhecimento em língua espanhola, por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br;

c)       Envio das informações acadêmicas constantes do Portal MinhaUFMG ou Histório Escolar emitido pela Seção de Ensino/ Colegiado de Graduação, por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br;

d)      Envio da carta de motivação enumerando os motivos e interesses em participar da Cátedra Online oferecida pela Universidad Nacional de Cuyo (UNCU), por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br.

Observação: Tanto o título do e-mail como o arquivo contendo os documentos exigidos devem ser identificados da seguinte maneira: “NOMEDOALUNO_INSCRIÇAO_CATEDRAVIRTUALUNCU”. Além disso, reiteramos que deverá ser um arquivo único em formato PDF.

de 24/03 a 29/03 Avaliação das candidaturas pela Banca Examinadora
A partir de 31/03 Divulgação da lista dos candidatos selecionados no site da DRI

Para mais informações, acesse o link da Proposta do Programa Cátedra aqui

Acesse o modelo para preenchimento da carta de motivação aqui.