Apresentação

Apresentação

O Centro de Estudos Africanos – CEA – é um órgão interdisciplinar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criado pela Portaria nº 071, de 2012 e que tem como base os seguintes objetivos:

  • Fomentar a internacionalização da UFMG na África, aprimorando continuamente sua capacidade de integração em redes acadêmicas voltadas à cooperação internacional.
  • Incrementar as atividades de cooperação acadêmica entre a UFMG e Instituições de Ensino Superior africanas e centros de estudos africanos em diversos continentes.
  • Congregar pesquisadores, da UFMG e de outras Instituições de Ensino Superior, que desenvolvam pesquisas pertinentes à África, ou realizadas com a participação de pesquisadores africanos.

Desde a sua criação, o CEA vem estimulando a ampliação, no âmbito da UFMG, do desenvolvimento de pesquisas pertinentes à África e/ou realizadas com a participação de pesquisadores africanos. A cooperação acadêmica, científica e cultural da UFMG com outras instituições de ensino superior tem sido objeto de convênios. Atualmente, estão em vigor acordos com universidades de países africanos, tais como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Portaria Nº 071, de 23 de agosto de 2012