Pesquisadores e projetos

Filiados

Docentes da UFMG, em exercício ou aposentados, que desenvolvam trabalhos de pesquisa concernentes à África ou em parceria com pesquisadores da África.

Aracy Alves Martins – Faculdade de Educação da UFMG – Área de atuação: Educação e Linguagem
Pesquisa:
  Coordenadora do projeto Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa.

Junia Ferreira Furtado – Departamento de História da UFMG – Área de atuação: História da África – História da Cartografia
Pesquisa: O retorno como missão: os padres mulatos Vicente Ferreira Pires e Cipriano Pires Sardinha e a Viagem de África em o Reino de Daomé.

Marcos César De Senna Hill – Escola de Belas da UFMG – Área de atuação: Professor Artes, História da Arte, Teoria e Crítica da Arte, Curadoria.
Pesquisa: Arte Africana Contemporânea: relações possíveis e interesses comuns com a realidade brasileira.

Professores-pesquisadores Associados

Docentes de outras instituições que desenvolvam trabalhos na e/ou sobre a África.

Francisco Nascimento Monteiro – Professor Ministério da Educação e Desporto (MED)- Cabo Verde, Instituto Universitário da Educação (IUE) Cabo Verde, Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde (ISCJS) Cabo Verde. Área de atuação: Educação, História.
Pesquisa: The ‘representation’ of Europe in the Cape Verdean Secondary Education.

Sílvio Marcus de Souza Correa – Professor – Departamento de História – PPGH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Pesquisa: “Representações dos africanos em caricaturas da imprensa periódica ilustrada à época do colonialismo” (bolsa produtividade CNPq) e “As representações da África em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil” (edital Universal/CNPq).

Susan A. de Oliveira – Professora – Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Comunicação e Expressão – Departamento de Língua e Literatura Vernáculas – Programa de Pós-Graduação em Literatura.
Pesquisa: Filosofia Africana.

Investigadores Associados

Estudantes de pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado da UFMG e de outras instituições que desenvolvam pesquisa de/sobre África.

Adilbênia Freire Machado – Pesquisadora dos grupos de pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação e do Formacce em aberto: grupo de pesquisa em currículo e formação, ambos da Faculdade de Educação da UFBA. Doutorado em andamento em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Área de atuação: Educação.
Pesquisa: Filosofia africana para descolonizar olhares: perspectivas para o ensino das relações étnico-raciais.

Fabrício Cardoso de Mello – Doutorando em Sociologia (IESP/UERJ). Áreas de atuação: Sociologia Política, da Modernidade, Estudos Africanos. Área de atuação: Sociologia Política, da Modernidade, Estudos Africanos.
Pesquisa: Movimentos Sociais e Cooperações Norte-Sul: O Caso do Anti-Privatization Forum.

Fanny Longa Romero – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pesquisador de Pós-Doutorado. Área de atuação: Ciências Sociais/ Antropologia.
Pesquisa: Migrações africanas e experiências religiosas no Sul do Brasil: um estudo sobre senegaleses muçulmanos e o simbolismo da confraria mouride.

Renata Romualdo Diório – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Pesquisador de Pós-Doutorado. Área de atuação: História da África.
Pesquisa: Diálogos culturais em marfim: a circulação no Império Português e a recepção local em Minas Gerais.