Publicações

O Centro de Estudos Africanos, criado oficialmente em 2012, é o primeiro centro de estudos da UFMG no âmbito do projeto de internacionalização da universidade. O CEA/UFMG tem como missão promover o encontro de pesquisadores que trabalham com a África e divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema no âmbito da UFMG, em outros centros de pesquisa no Brasil e no mundo, contribuindo assim para o estabelecimento da área de pesquisa no interior de nossa instituição e para a consolidação dos estudos africanos no País.

As parcerias com universidades e outras instituições de ensino e pesquisa têm como objetivo a realização de atividades conjuntas, o intercâmbio de publicações e projetos de mobilidade acadêmica de estudantes e professores. Por meio de acordos internacionais, estudantes e pesquisadores da UFMG já puderam cursar disciplinas de sua área no exterior e alunos estrangeiros vieram à UFMG com o mesmo intuito. Nos primeiros anos de existência, o CEA também promoveu conferências e seminários em torno de temas relacionados à África, além de receber professores estrangeiros para ministrar disciplinas em nossos programas de Pós-Graduação.

A Série Estudos Africanos nasce com o objetivo de publicar obras que envolvam redes de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, filiados ou não a instituições de ensino superior, e que desenvolvem trabalhos com diferentes perspectivas, visando a formação de um pensamento multidisciplinar, contemplando a diversidade étnica característica de nossos povos.

Com essa nova frente de trabalho, pretendemos dar materialidade à cooperação Brasil–África que vem sendo construída pelo CEA/UFMG desde sua criação, bem como estreitar os laços com editoras africanas.

TÍTULOS JÁ PUBLICADOS

  • A defesa incansável da esperança: feições da Guiné-Bissau na prosa de Odete Semedo e Abdulai Sila, de Wellington Marçal – Parceiros: CEA, Ku Si Mon Editora e Editora Prismas.

  • Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora Africana, Vanicléia Silva Santos (Org.) – Parceiros: CEA/UFMG, Ku Si Mon Editora e Editora Prismas.

  • Cultura e Mobilização – Reflexões a partir do I Congresso Internacional de Escritores e Artistas Negros, Raissa Brescia dos Reis, Taciana Almeida G. Resende (Org,) – Parceiros CEA/UFMG e Editora Prismas. (PDF)

  • Caderno de Resumos do Seminário Internacional Marfins Africanos no Espaço Atlântico : circulação, manufatura e colecionismo – séculos XVI a XIX, Vanicléia Silva Santos (Org.) – suporte digital. (PDF)

  • Caderno de Resumos do I Seminário Internacional Patrimônio, História Intelectual e Cultura na África Ocidental. (PDF)

  • O Gâmbia no mundo Atlântico, de Felipe Malacco – Parceiros CEA/UFMG, Ku Si Mon Editora e Editora Prismas.

  • O Marfim no Mundo Moderno: comércio, circulação, fé e status social (Séculos XV-XIX). Vanicléia Silva Santos (Org.) – Parceiros: CEA/UFMG e Editora Prismas.

  • Tráfico negreiro, demografia e famílias escravas em Santa Luzia, Minas Gerais, séc. XIX, de Carolina Perpétuo Corrêa – Parceiros: CEA/UFMG e Editora Prismas.

  • Estudos sobre África Ocidental: dinâmicas culturais, diálogos atlânticos, organização de Raissa Brescia dos Reis [et al].

  • O comércio de marfim no Mundo Atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX), organização de Vanicléia Silva Santos, Eduardo França Paiva e René Lommez Gomes. (E-book)