No dia 3 de setembro a UFMG recebeu os escritores africanos Ungulani Ba Ka Khosa e Vera Duarte para o debate “História, educação e literatura em Cabo Verde e Moçambique”, no auditório A104 do CAD 2.

A mesa de debate foi composta os Professores Luiz Arnaut do Departamento de História, Araci Martins da Faculdade de Educação, Antônio Hidelbrando da Escola de Belas Artes. Além deles participou também a Professora Sônia Queiroz da Faculdade de Letras e representante do Centro de Estudos Africanos (CEA). Para ela, uma das principais funções do CEA é exatamente o incremento do intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a África, principalmente na promoção de palestras que visam divulgar o continente.

Vera Duarte é cabo-verdiana, ativista dos direitos humanos, ministra, desembargadora e escritora.  Em sua fala, ela destacou os laços que unem Brasil e seu país natal. Segundo a autora, a Literatura de Cabo Verde, sobretudo a partir dos anos 1930, foi muito influenciada por obras de escritores brasileiros como Jorge Amado e Érico Veríssimo. Atualmente, ainda há uma profunda relação literária entre os países, porém, com um maior intercâmbio de ideias, que ela chamou de “cruzamento de olhares”.

Ungulani Ba Ka Khosa, pseudônimo de Francisco Esaú Cossa, é moçambicano. Iniciou a sua carreira de escritor através de contos, e foi inspirado pela vivência em zonas de reeducação em Niassa e Cabo Delgado. O autor exaltou o fato do ensino de História da África ter se tornado obrigatório no Brasil o que, segundo ele, incrementa os estudos acadêmicos sobre o continente e faz com que surja também um maior interesse comercial pela Literatura Africana. Khosa tem se dedicado à Literatura Infanto-Juvenil que acredita ser de total importância, uma vez que faz com que crianças e adolescentes tenham contato com a cultura africana que durante anos foi deixada de lado pelo colonizadores portugueses.

A realização do evento contou com o apoio  do Centro de Estudos Africanos, da Faculdade de Educação, do Departamento de História, da Faculdade de Letras e da Escola de Belas Artes, todos da UFMG, e da Editora Nandyala.