O Centro de Estudos Europeus (CEE), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, vai realizar, no dia 18 setembro, um novo evento que integra a Série de Workshops em Estudos Europeus, em parceria com o Módulo Jean Monnet da União Europeia. O evento acontece no Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

A programação é composta de duas mesas-redondas com temáticas relacionadas a integração regional em uma perspectiva comparada, contrastando a experiência europeia e latino-americana.

Na parte da manhã, às 9h, os professores Fernanda Cimini (UFMG), Laura Valentina Delich (FLACSO/Buenos Aires), Leonardo César Souza Ramos (PUC/MG) e Bernardo Campolina (UFMG), vão discutir o tema “Modelos de Integração e Desafios Contemporâneos”.

Já na parte da tarde, às 14h, a mesa redonda “Aspectos financeiros da Integração Regional”, contará com a presença dos professores Anderson Cavalcante (UFMG), Barbara Fritz (Freie Universität Berlin), André Biancarelli (Unicamp), e Camilla Almeida Petrelli (UFMG).

O objetivo do evento é difundir o debate sobre Integração Comparada e divulgar à comunidade parte das iniciativas de pesquisa atualmente em curso no âmbito das iniciativas Jean Monnet na UFMG.

Coordenado pelo Prof. Alexandre Mendes Cunha e contando com a colaboração de diversos professores da universidade, o Módulo Jean Monnet cujo título é “Theory and Policy in the formation of the European Union: a model for economic integration?”, vem oferecendo desde 2015 atividades de ensino e pesquisa na UFMG no âmbito dos estudos sobre integração europeia. O Módulo é co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia. Os interessados poderão solicitar certificado de participação.