Centro de Excelência Jean Monnet é inaugurado na UFMG

A cerimônia solene marcou a inauguração do centro de excelência Jean Monnet, colocando a UFMG como uma das únicas duas instituições brasileiras com essa honraria.

Na primeira semana de novembro deste ano, três dias de programação com reuniões e seminários marcaram a inauguração do Centro de Excelência Jean Monnet, de competência da União Europeia, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos da UE.

Com uma solenidade realizada na Sala de Reuniões da Reitoria, no dia 6, que reuniu professores, dirigentes e convidados. Estavam presentes a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, a embaixadora do escritório do Itamaraty em Minas Gerais, Maria Auxiliadora Figueiredo, o diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba, e a diretora do Centro de Estudos Europeus da UFMG, Jamile Bergamaschine Diz, que pontuou a importância do centro para a Universidade e as contribuições nas atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre temas europeus na instituição.

No dia seguinte, 7, o seminário “Europa num mundo em transição”, realizado no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), apresentou à comunidade acadêmica os benefícios da instalação do centro. O público pôde acompanhar as considerações do Diretor-adjunto de Relações Internacionais, Prof. Dawisson Lopes, e dos convidados Dr. Ramses A. Wessel, co-diretor do Centro de Estudos Europeus da Universidade de Twente, Dr. Jorge Fontoura, ex-consultor do Senado Federal, Profa. Liliana Bertoni, membro da Secretaria do Parlamento do Mercosul (Parlasur), e Dr. Aline Beltrame, coordenadora do Módulo Jean Monnet Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

O seminário “Europa num mundo em transição” reuniu profissionais internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas.

O encerramento da programação ocorreu na sexta-feira, 8, na Faculdade Direito da UFMG, com a reunião do grupo de pesquisa “Integração, Estado e Governança”.

Boletim UFMG

A inauguração do centro de excelência Jean Monnet foi destaque na edição 2.067 do Boletim UFMG. Confira aqui a matéria na íntegra.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)