Como parte de suas atividades, o Centro de Estudos Europeus (CEE), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lança Chamada para apoiar a realização de eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares) sobre temas articulados aos Estudos Europeus, e/ou aos Estudos da União Europeia, a serem realizados necessariamente durante o segundo semestre de 2014 nas distintas Unidades Acadêmicas da UFMG.

Por meio da presente Chamada, o CEE/DRI/UFMG alocará R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para apoio a eventos científicos cuja data de realização não ultrapasse 31 de dezembro de 2014. O aporte máximo será de R$ 10.000,00 por evento.

O foco do evento deve ser Estudos Europeus e/ou Estudos sobre a União Europeia que representem uma contribuição efetiva às pesquisas desenvolvidas nesta área na UFMG.

Os recursos visam complementar o orçamento de eventos que já obtiveram financiamento de outras fontes. Eventos de menor porte, para os quais o apoio do CEE/DRI/UFMG constitua a fonte principal ou única de recursos, também poderão submeter pedidos à presente Chamada, desde que a falta de apoio externo seja devidamente justificada.

As candidaturas deverão conter um breve projeto que destaque a relevância do evento e justifique sua ligação com o CEE. O projeto deverá apresentar também um orçamento geral, explicitando as fontes de financiamento externo e o apoio específico solicitado ao CEE.

Com base na relevância do pedido e no escopo dos critérios acima apontados, as candidaturas serão analisadas pelo Comitê Gestor do CEE que selecionará os projetos a serem contemplados de acordo com a pertinência da proposta e mediante disponibilidade de recursos, encaminhando recomendação ao Comitê de Internacionalização da UFMG. O Comitê de Internacionalização avaliará os projetos encaminhados pelo Comitê Gestor do CEE e fará a recomendação final.

Os projetos poderão ser submetidos em regime de fluxo contínuo até 31 de outubro de 2014, dentro da disponibilidade de recursos. Em caso de esgotamento dos recursos disponibilizados nesta Chamada, a DRI informará a comunidade universitária o encerramento do prazo de submissões. A DRI comunicará os resultados aos proponentes e os divulgará em seu site.

Os projetos deverão ser enviados ao Centro de Estudos Europeus em formato PDF pelo e-mail cee@dri.ufmg.br. O CEE confirmará o recebimento da inscrição e controlará o fluxo de análise e divulgação dos resultados.

Prof. Fabio Alves, Diretor de Relações Internacionais

Prof. Alexandre Cunha, Coordenador do CEE

Belo Horizonte, 27 de agosto de 2014.

Texto na versão PDF- clique aqui