Comissão Fulbright e Embaixada dos EUA lançam programa para roteiristas estreantes


A Missão Diplomática dos EUA em parceria com a Comissão Fulbright no Brasil anunciam o lançamento do I Curso Fulbright de Formação de Roteiristas Estreantes: Fulbright Brazil New Voices.

Com o objetivo de que segmentos sub-representados da sociedade brasileira na indústria audiovisual sejam ouvidos, o programa selecionará até 12 bolsistas para participarem do curso voltado para a formação e capacitação de roteiristas. Interessados têm até o dia 20 de dezembro para enviarem suas candidaturas.

O Fulbright Brazil New Voices será conduzido totalmente em português e terá duração de quatro meses, seguindo o formato de  workshop. O curso acontecerá de maneira 100% virtual, com dois encontros de três horas por semana, todos no período noturno. Além das aulas em grupo, cada participante poderá agendar uma videochamada particular de até 30 minutos com os instrutores, para tirar dúvidas e discutir outras ideias. Haverá também aulas especiais mensais com convidados e especialistas da indústria cinematográfica, que expandirão o material apresentado no decorrer do curso.

O curso será ministrado e coordenado por Clarissa Appelt e Daniel Dias, dois ex-bolsistas do programa Masters in Fine Arts em Roteiro de Cinema, oferecido anualmente pela Comissão Fulbright e co-financiado pela CAPES. Clarissa tem mais de dez anos de experiência na indústria cinematográfica e realizou seus estudos na Universidade do Sul da Califórnia. Daniel concluiu seus estudos em roteiro de cinema em 2017 na universidade Northwestern e atualmente trabalha para a produtora Urca Filmes.

Edital  e inscrições no site oficial.

Dúvidas devem ser encaminhadas para: cursoroteiristas@fulbright.org.br.