No dia 09 de novembro, próxima quinta-feira, o Prof. José Luís Cardoso (Universidade de Lisboa) será recebido, no Auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG, para proferir a conferência “Ideias econômicas no período entre-guerras: o caso do corporativismo”, parte da série de Conferências Jean Monnet do Centro de Estudos Europeus da UFMG.

O Prof. Cardoso apresentará as principais características do corporativismo – suas origens, contrapontos em relação a outras escolas de pensamento, seu aparato conceitual e doutrinário e suas principais propostas sobre o equilíbrio adequado entre os direitos individuais e as responsabilidades do Estado. A conferência se dedicará, também, a discutir as implicações do desenvolvimento da ideologia corporativa para o processo de integração europeia, dando destaque para a experiência portuguesa.

O evento marca a abertura oficial da recém-implantada Cátedra Jean Monnet EPEbEIP (co-financiada pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia) na FACE. A conferência será seguida de uma sessão de debate com a participação os professores Maurício Chalfin Coutinho (Unicamp) e Alexandre Mendes Cunha (UFMG).

Aberto a comunidade, o evento não requer inscrição prévia para participação e os interessados poderão solicitar certificado.