Prof. Dr. Aristóteles Goes-Neto, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e Coordenador do Centro de Estudos Norte-Americanos (Foto: Reprodução/Acervo pessoal)

Nos meses de março e abril de 2020, os doutores Aristóteles Goes-Neto, que coordena o recém-inaugurado Centro de Estudos Norte-Americanos (CENA) da UFMG, e Daniel Carvalho, bolsista de pós-doutorado do Capes PrInt UFMG – ambos do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG – ministrarão a disciplina on-line Network Science Applied to Agronomical and Biological Sciences (Ciência de redes aplicadas às ciências agronômicas e biológicas, em tradução livre), ofertada pelo Instituto de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL), nos EUA.

Coordenador do Laboratório de Biologia Molecular e Computacional de Fungos do ICB, Goes-Neto supervisiona Carvalho no desenvolvimento de pesquisas e docência no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (Capes 7).

Em parceria com o Dr. James Schnable, professor da UNL, os pesquisadores brasileiros abordarão o uso das ciências de rede e suas aplicações em diferentes campos a fim de demonstrar aos estudantes como modelar as questões de suas pesquisas usando redes complexas, sendo capazes de melhor interpretar os resultados apresentados. O objetivo das ciências de redes é modelar sistemas como sendo um grupo conectado, possibilitando a criação de conexões entre diferentes componentes, a exemplo de genes, metabolismos, variedades de plantas, dentre outros.

Sobre o Centro de Estudos Norte-Americanos

Criado e aprovado através da resolução nº 17/2018 de 09 de outubro de 2018, o Centro de Estudos Norte-Americanos (CENA) tem a finalidade de expandir o processo de internacionalização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como suas oportunidades de cooperação externa, contemplando as relações da UFMG com os EUA e o Canadá.

Confira aqui a matéria do Estado de Minas sobre a inauguração do CENA.