Cotutela de Tese de Doutorado

A cotutela de Tese é uma modalidade que permite ao estudante de Doutorado realizar sua Tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante, que deve permanecer nas duas instituições por períodos equivalentes. A Tese é defendida uma única vez, no Brasil ou no outro país, e são atribuídos ao estudante diplomas de Doutorado dos dois países. É exigida a assinatura de uma convenção entre as instituições envolvidas, específica para cada doutorando.

Para a formalização do convênio de cotutela, a proposta deverá ser aprovada pelo Colegiado de curso do doutorando e pela Pró-reitora de Pós-graduação, ouvida a Diretoria de Relações Internacionais.

A mobilidade de alunos através de convênios de cotutela é uma ferramenta institucional estratégica que pretende:

• ampliar a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFMG;
  • induzir novas iniciativas de mobilidade internacional em outras áreas;
  • melhorar a qualidade da formação dos estudantes da pós-graduação;
  • permitir uma maior interação entre parceiros internacionais.

De acordo com o art.35 do Capítulo II do Anexo à Resolução Complementar nr. 01/2009 de 27 de outubro de 2009 – Normas Gerais de Pós-Graduação, todo convênio de cotutela deverá estabelecer:

• O prazo máximo para titulação;
  • O conjunto de atividades a serem desenvolvidas, em cada um dos semestres, tanto na UFMG quanto na instituição estrangeira;
  • O tempo mínimo, não inferior a 12 meses, de permanência em cada uma das universidades;
  • A formalização da concordância dos orientadores em ambas as universidades;
  • A titulação a ser conferida ao discente em cada uma das duas universidades;
  • As obrigações financeiras a serem assumidas pelas partes envolvidas;
  • A forma de apresentação da tese, o idioma de redação, o local da defesa e a composição da Banca Examinadora;
  • O início da atividade de cotutela.

Para propor a formalização de um convênio de cotutela entre a UFMG e uma instituição estrangeira, o interessado deve entrar em contato com o Setor de Convênios da DRI.