Cotutela de Tese de Mestrado e Doutorado

A cotutela de tese é uma modalidade que permite ao estudante de mestrado ou doutorado realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um no Brasil e outro em um país estrangeiro.

A mobilidade de alunos por meio de convênios de cotutela é uma ferramenta institucional estratégica que pretende:

• ampliar a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFMG;
  • induzir novas iniciativas de mobilidade internacional em outras áreas;
  • melhorar a qualidade da formação dos estudantes da pós-graduação;
  • permitir uma maior interação entre parceiros internacionais.

Recomenda-se que o estudante da UFMG interessado entre em contato com o seu orientador e expresse o interesse na cotutela. É necessário que haja outro professor, em uma instituição estrangeira, disposto a orientar a tese em regime de cotutela. O contato com este segundo professor pode ser estabelecido pelo orientador brasileiro ou diretamente pelo estudante interessado. De toda forma, é necessário que o orientador brasileiro esteja a par de todo o processo e que concorde com a orientação em regime de cotutela.

Para dar início ao processo na UFMG, a proposta de convênio deverá ser protocolada na Secretaria do Colegiado do Curso de Pós-Graduação ao qual o proponente está vinculado.