Visando  garantir o bem-estar e a saúde dos estudantes assistidos em seu domicílio, república ou moradias da Fump, foi divulgado uma cartilha de cuidados para a prevenção de transmissão do coronavírus.

A publicação traz informações sobre a importância de uma maior preocupação com a higiene, fazendo-se necessária a lavagem das mãos, preferencialmente, com água e sabão; ou em caso de não poder, com preparação alcoólica, várias vezes ao dia.

Novos comportamentos como a higienização de objetos pessoais (celulares, óculos, e outros), e algumas mudanças de hábitos, como retirar os sapatos antes de entrar em casa, são recomendados, além de manter uma boa ventilação do ambiente. As maçanetas, corrimãos, interfones, mesas e cadeiras de uso comum devem ser limpos regularmente com álcool a 70% ou uma solução desinfetante.

Quanto ao distanciamento, além de evitar cumprimentar com as mãos, abraços ou “beijinhos” é recomendado distanciamento social (2 metros entre pessoas) e que se evite o uso de elevadores, sendo aconselhado somente três pessoas por vez com o devido distanciamento entre elas.

O compartilhamento de objetos, como copos, talheres, garrafinhas de água e outros também deve ser evitado. Neste momento é importante avaliar a restrição ou até mesmo a suspensão das visitas.

Para quem faz o uso das moradias, qualquer estado gripal, mesmo que inicial, deve ser comunicado ao síndico ou à Gerente de Moradias (covid19@fump.ufmg.br), com confidencialidade. Resultados positivos para CoVID-19 devem ser obrigatoriamente informados ao síndico ou à Gerente de Moradias (covid19@fump.ufmg.br), que deverá comunicar a todos os moradores.

Em caso de suspeita de quadro gripal, com quaisquer sintomas, particularmente, febre, tosse, coriza ou outros, encaminhar-se, o mais rápido possível, para a Unidade Básica de Saúde da sua área de abrangência , ou para a UPA Centro Sul (Belo Horizonte).

Confira aqui a cartilha com todas as recomendações.
Saiba mais sobre o vírus aqui.