37 estudantes estrangeiros de 16 países e 24 universidades acompanham, entre os dias 7 e 18 julho, as atividades da terceira edição do Summer School on Brazilian Studies – Curso de Férias em Estudos Brasileiros da UFMG. 15 estudantes brasileiros indicados por suas respectivas unidades acadêmicas na UFMG completam as vagas dessa sala de aula internacional que, em decorrência da pandemia, ocorre integralmente on-line.

Ao longo de duas semanas, palestras ministradas por professores da UFMG discutem temas como história, geografia, cultura e sociedade, somadas a direito, economia, política externa e interna. As conferências com duração de 2h promovem aos participantes uma imersão a partir de diferentes abordagens nas discussões que moldam o cenário brasileiro e suas engrenagens.

A programação inclui também a oferta diária da disciplina de Português como Língua Adicional e, aos fins de semana, passeios virtuais guiados por pontos notórios da região de Belo Horizonte, como o Instituto Inhotim – maior museu de arte contemporânea ao ar livre do mundo – e o Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Restritas aos participantes durante a realização do curso, todas as palestras serão disponibilizadas integralmente no canal do Youtube da Diretoria de Relações Internacionais, juntamente das sessões de abertura e encerramento com convidados especiais.

Redes sociais

Além do hotsite oficial, disponível aqui, os estudantes podem acompanhar as informações sobre o programa e tirar dúvidas diretamente pelas redes sociais, basta procurar por @ufmgssbs ou ser redirecionado clicando em Facebook, Twitter e Instagram. Com publicações sobre os bastidores do evento, como professores confirmados, números da edição e curiosidades, as plataformas virtuais aproximam os participantes e fazem parte das atividades programadas: todos deverão ter acesso ao Twitter e o utilizarão como diário ao longo do curso.

Internacionalização na UFMG

Antes da declaração de pandemia pela OMS, o Curso de Férias já havia superado as edições anteriores em números de estudantes, universidades e países confirmados. Com a extraordinária adaptação do curso para plataformas virtuais, a UFMG segue avançando fronteiras e solidificando seu espaço entre as grandes produtoras de ciência no mundo. O fortalecimento da internacionalização e o estabelecimento de novas parcerias são resultados profícuos do Curso de Férias em Estudos Brasileiros.