Aconteceu dia 28 de setembro, às 10h, mais uma edição do Ciclo de Conferências “Tempos Presentes” da UFMG com o tema: Universidade, Democracia e liberdade de expressão, que teve como convidada a ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha do Supremo Tribunal Federal – STF.

Na ocasião, o diretor da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, prof. Aziz Saliba participou junto à reitora da UFMG, profa. Sandra Regina Goulart Almeida, o vice-reitor da UFMG, prof. Alessandro Fernandes Moreira, o diretor da Faculdade de Direito, prof. Hermes Vilchez Guerrero, a vice-diretora da Faculdade de Direito, profa. Mônica Sette Lopes, o ex-diretor da Faculdade de Direito – gestão de 2014-2018, prof. Fernando Jaime e o presidente do Instituto dos advogados de MG, prof. Felipe Martins Pinto. Além da tradução em libras, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UFMG.

O debate abordou questões relacionadas à pluralidade da democracia, às garantias constitucionais de todas as formas de liberdades asseguradas em benefício do humano e ao importante papel das universidades na diversidade da formação do indivíduo. Além de reflexões sobre a importância da construção de conhecimento elaborado livremente, fundamentado no diálogo e nas práticas democráticas.

Confira o vídeo na íntegra aqui.