O Primeiro Comitê de Internacionalização da UFMG foi designado em novembro de 2002, pela Portaria da Reitora n° 03845. Tendo em vista o crescimento das atividades de internacionalização da UFMG, a Portaria n° 070, de 23 de agosto de 2012, estabeleceu nova configuração ao Comitê de Internacionalização da UFMG, que passou a ser composto por sete membros, sendo integrado pelo Diretor de Relações Internacionais, que o preside, pelo Diretor-Adjunto de Relações Internacionais. por dois docentes indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), dois docentes indicados pelo Reitor e um discente indicado conforme as normas do Estatuto e Regimento Geral da UFMG.
O CEPE e o Reitor, ao fazerem suas indicações, levam em conta a experiência dos docentes em atividades de intercâmbio e cooperação acadêmica internacional, cuidando para que o Comitê seja integrado por professores pertencentes a diversas áreas disciplinares.
O papel do Comitê tem sido essencial para a consolidação e ampliação da política de internacionalização da UFMG. Ele age como interlocutor entre a DRI e as unidades acadêmicas, analisa processos relacionados à internacionalização da Universidade e emite parecer sobre o assunto. Além disso, discute os critérios para a implementação do Fundo para Internacionalização, auxilia na divulgação de chamadas de projetos internacionais e de programas de intercâmbio e participa do acolhimento de missões estrangeiras na UFMG.
Membros da DRI
- Aziz Tuffi Saliba (Diretor de Relações Internacionais – Presidente)
- Dawisson Belém Lopes (Diretor-Adjunto de Relações Internacionais)
Membros indicados pela Reitora – Mandato: 18/03/2018 – 18/03/2021
- Deise Prina Dutra (Titular)
- Fernanda Cimini Salles (Suplente)
- Nilo de Oliveira Nascimento (Titular)
- Sônia Maria Soares (Suplente)
Membros indicados pelo CEPE – Mandato: 10/04/2019 – 10/04/2021
- Isabela Almeida Pordeus (Titular)
- Alessandra Giani (Suplente)
- Luiz Cláudio de Almeida Barbosa (Efetivo)
- Carla Ribeiro Volpini Silva (Suplente)