Membros e dirigentes de redes universitárias, conselhos de Reitores, órgãos governamentais e entidades de movimentos sociais se reuniram na para o evento que discutiu a criação da Associação dos Conselhos de Reitores de Universidades da América Latina e do Caribe (Acrulac). O Encontro de Instituições e Responsáveis pela Educação Superior na América Latina e Caribe foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Sala de Sessões da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Acrulac, que tem como proposta ser um órgão para a representação dos reitores de todas as regiões envolvidas no evento, entre elas Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, Guatemala, Jamaica e México, foi formalizada no evento.

Na ocasião, foi também formalizada a proposta de criação de uma organização que congrega instituições públicas do sistema universitário, denominada Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (Elaces).

Estavam presentes mais de 30 convidados que em tema de mesa- redonda puderam conjuntamente alinhar e se inteirar dos objetivos, estatuto e as ações para a Acrulac, assim como os detalhes do Elaces e o plano de ação de desenvolvimento vigente para o período de 2013 a.

Com o sucesso na consecução dos seus propósitos, o Encontro resultou  numa maior integração das universidades da  América Latina e Caribe e terá a próxima reunião para o Elaces em 2014, em Cuba.

Da esquerda para a direita: José Ramón Saborido Loidi – Vice-ministro (Ministério de Educação Superior de Cuba), Arturo Roberto Somoza – Presidente do Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) – Argentina, Francisco Telémaco Talavera – Presidente do Conselho Nacional de Universidades (CNU) – Nicarágua, Annette Insanally – Secretaria Geral da União de Universidades do Caribe (UNICA) e Diretora do Centro Latino-americano do Caribe (LACC) da UWI.
Atrás (em pé) – Da esquerda para a direita: Eduardo Rinesi – Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais (Conselho Interuniversitário Nacional), Juan Carlos Mena – Presidente do CRUP – Conselho de Reitores de Universidades Privadas e Bernardo Rivera – Assessor CONSUAN