Visita à Ouro Preto

Em setembro, os alunos estrangeiros da UFMG participaram da primeira atividade de integração deste semestre letivo, dedicada aos estudantes internacionais. O local do passeio foi à histórica  Ouro Preto, famosa por sua arquitetura colonial, tendo sido a primeira cidade brasileira considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980.

Promovida pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais, juntamente com o Programa Bem-vindo, a visita levou os participantes pelas ruas e centros culturais do município, que fica a 95 km da capital Belo Horizonte. Lá eles puderam conhecer expressões artísticas, arquitetônicas e religiosas que remontam um retrato importante da história e da identidade de Minas Gerais.

Foto: Estudante alemão Steffen von Sivers e Júnia Viana do Programa Bem-Vindo, em frente à Igreja Nossa Senhora das Mercês de Misericórdia, Ouro Preto –

A excursão começou no período da manhã, na Igreja São Francisco de Assis e na Feira do Largo de Coimbra (feirinha de pedra sabão). Mais tarde, uma parada para o almoço, com comida típica mineira no cardápio. Intervalo rápido após a refeição no ponto central da cidade, contemplando a Praça Tiradentes, e o roteiro terminou, à tarde, com um passeio pelos Museus da Inconfidência e Casa dos Contos.

Foto: Estudantes internacionais na ladeira de Ouro Preto-MG.

Visita à Cordisburgo

No último sábado, 03, o destino foi Cordisburgo, a 120 km de BH. Na cidade, está situada a Gruta de Maquiné, que guarda, ao longo de 650 metros de extensão, belas esculturas naturais de formas diversas moldadas, durante milênios, pela ação da água sobre a rocha calcária.

Foto: Visita à Gruta de Maquiné

Caminhando pelos 400 metros da gruta, abertos à visitação, o grupo pode admirar os ornamentos construídos pela própria natureza, a uma profundidade de 18 metros. Durante a viagem subterrânea, foi possível conhecer a história da caverna, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné.

Foto: Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa.

Para completar o passeio, o grupo também foi ao Museu Casa Guimarães Rosa, concebido como centro de referência da vida e da obra do escritor, além de núcleo de pesquisa e lazer. Os alunos percorreram toda a Casa com acompanhamento de um guia que relatou as histórias vividas pela família do autor, suas obras, seus prêmios de literatura, e finalizou a exposição com uma belíssima contação de histórias com trechos das obras do escritor brasileiro.

Sobre o projeto: as atividades de integração promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI e pelo Programa Bem-Vindo buscam interação sociocultural dos estudantes, que vêm a UFMG para realizar um período de seus estudos.