No dia 06 de maio, foi realizada uma oficina on-line de origami com Stephania Barrera, estudante intercambista colombiana da UFMG e a convidada Bárbara Mesquita que ministraram a atividade.

A programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

Na ocasião, Bárbara Mesquita abordou a história desta arte secular japonesa, propiciando um aprendizado para além da confecção do origami. “A palavra ori significa dobrar, e gami significa papel, sendo então a arte da dobradura de papel”, explicou Barbara sobre esta arte que é uma tradição japonesa, muitas vezes passada de geração em geração, tão antiga quanto a existência da primeira folha de papel, há quase 1800 anos.

Ela também falou qual é a conotação de algumas figuras, e que o trabalho deve ser feito dobrando o papel sem cortá-lo ou utilizar cola, dentre outros aspectos.

Após essa introdução, os participantes aprenderam como fazer o tsuru, ave do origami que simboliza a boa sorte, felicidade e saúde. “Diz a lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar terá bons resultados”, complementou Bárbara.

Em seguida Stephania Barrera, orientou passo a passo como produzir um coração e um sapo a partir das dobraduras.

Ao final da atividade, os participantes ficaram muito felizes com os resultados que foram divulgados no Instagram e Facebook da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Uma das fotos enviadas pelos alunos que participaram da oficina