DRI promove Semana de Orientação do Estudante Internacional

Bernadette Strupeni, da Universidade de Valência, ao ser entrevistada pela TV UFMG

“Eu escolhi a UFMG, pois vi na internet que ela tinha uma boa reputação e colocação nos rankings”. Essa foi a resposta de Bernadette Strupeni quando questionada sobre o motivo para a realização de um período de estudos no curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais.

A estudante espanhola, da Universidade de Valência, faz parte do grupo de mais de cem pesquisadores e estudantes internacionais que chegaram na UFMG neste primeiro semestre de 2020.

De acordo com Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e por organizar a Semana de Orientação do Estudante Internacional, ingressaram na Universidade intercambistas de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e Instituições Estrangeiras, ou por meio de programas específicos, como programa Escala, PEC-G, Fulbright, dentre outros.

Esses estudantes participaram das atividades da Semana de Orientação entre os dias 02 e 04 de março. No primeiro dia do evento, ocorreu o credenciamento dos participantes e a cerimônia de abertura. O Professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, saudou os novos estudantes internacionais na apresentação “Seja Bem-Vindo à UFMG”. A Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX, também deu as boas-vindas e falou sobre as oportunidades de extensão na Universidade.

Da direita para a esquerda: Professor Henrique Leroy coordenador da disciplina PLA, Professor Aziz Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX.                                                   À frente: Leonie Hensel Universität Flensburg

Em seguida o Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina de português (PLA), falou sobre as oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG.

Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina PLA

À tarde, os estudantes realizaram prova de nivelamento de português como parte da disciplina ministrada por Henrique Leroy.

Prova de nivelamento para interessados em fazer a disciplina PLA

Houve também uma apresentação para os alunos do pré-PEC-G, ministrada pelo ex-aluno do PEC-G e mestrando em Comunicação Social, Jude Civil.

Apresentação para os estudantes pré-PEC-G

No segundo dia de evento, os estudantes internacionais se encontraram pela manhã no hall da Reitoria para um tour pelo campus Pampulha, que é conhecido por ter uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte com uma repleta diversidade de espécimes de árvores e lindos jardins.

Encontro com padrinhos e madrinhas na arena da praça de serviços

Na parte da tarde, foi o encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas, que ocorreu na arena da Praça de Serviços. Eles foram divididos em equipes para participar de um caça ao tesouro e se divertiram muito ao aprender a dançar alguns ritmos brasileiros, como o forró, funk e samba. O segundo dia foi encerrado com um piquenique.

Aulas de dança com alguns ritmos brasileiros

A programação do terceiro e último dia de atividades consistiu em palestras informativas.

Pela manhã, a equipe do Setor de Acolhimento da DRI proferiu a palestra “Vivendo a UFMG”, que abordou alguns pontos referentes à cultura mineira, o trabalho realizado pelo setor e as atividades destinadas à integração do estudante internacional na UFMG, além de orientações sobre como providenciar o CPF e fazer o agendamento na Polícia Federal.

Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento.

Logo após, Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina, repassou informações sobre os aspectos relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estudante internacional.

Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina

Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH, fez uma apresentação oficial sobre a cidade de Belo Horizonte e foi acompanhado por Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, que explicou sobre o Programa Municipal de Voluntariado Internacional para os interessados em conhecer as políticas públicas e trabalhar nas repartições do Município de Belo Horizonte.

Da esquerda para a direita: Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH e Bernardo de Faria, bolsista da Diretoria de Relações Internacionais da PBH.

Para finalizar, o Setor de Admissão Internacional, representado pela servidora Cristiane Xavier, abordou temas como registro acadêmico, matrícula, plano de estudos e trâmites necessários para a vida acadêmica na Universidade. Foram feitas apresentações diferentes para cada grupo dos programas, por ter informações específicas para os participantes do programa Escala e PEC-G. Os estudantes do PEC-G também tiveram a oportunidade de conhecer a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e os auxílios financeiros que podem ser solicitados durante a permanência na Universidade.

Da esquerda para a direita: João Victor Pessoa, bolsista do Setor de Admissão Internacional, Cristiane Xavier, responsável pelo Setor de Admissão Internacional, Aline Martins, bolsista do Setor de Admissão Internacional.

Confira aqui cobertura feita pela TV UFMG sobre as atividades.