Bernadette Strupeni, da Universidade de Valência, ao ser entrevistada pela TV UFMG

“Eu escolhi a UFMG, pois vi na internet que ela tinha uma boa reputação e colocação nos rankings”. Essa foi a resposta de Bernadette Strupeni quando questionada sobre o motivo para a realização de um período de estudos no curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais.

A estudante espanhola, da Universidade de Valência, faz parte do grupo de mais de cem pesquisadores e estudantes internacionais que chegaram na UFMG neste primeiro semestre de 2020.

De acordo com Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e por organizar a Semana de Orientação do Estudante Internacional, ingressaram na Universidade intercambistas de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e Instituições Estrangeiras, ou por meio de programas específicos, como programa Escala, PEC-G, Fulbright, dentre outros.

Esses estudantes participaram das atividades da Semana de Orientação entre os dias 02 e 04 de março. No primeiro dia do evento, ocorreu o credenciamento dos participantes e a cerimônia de abertura. O Professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, saudou os novos estudantes internacionais na apresentação “Seja Bem-Vindo à UFMG”. A Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX, também deu as boas-vindas e falou sobre as oportunidades de extensão na Universidade.

Da direita para a esquerda: Professor Henrique Leroy coordenador da disciplina PLA, Professor Aziz Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX.                                                   À frente: Leonie Hensel Universität Flensburg

Em seguida o Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina de português (PLA), falou sobre as oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG.

Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina PLA

À tarde, os estudantes realizaram prova de nivelamento de português como parte da disciplina ministrada por Henrique Leroy.

Prova de nivelamento para interessados em fazer a disciplina PLA

Houve também uma apresentação para os alunos do pré-PEC-G, ministrada pelo ex-aluno do PEC-G e mestrando em Comunicação Social, Jude Civil.

Apresentação para os estudantes pré-PEC-G

No segundo dia de evento, os estudantes internacionais se encontraram pela manhã no hall da Reitoria para um tour pelo campus Pampulha, que é conhecido por ter uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte com uma repleta diversidade de espécimes de árvores e lindos jardins.

Encontro com padrinhos e madrinhas na arena da praça de serviços

Na parte da tarde, foi o encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas, que ocorreu na arena da Praça de Serviços. Eles foram divididos em equipes para participar de um caça ao tesouro e se divertiram muito ao aprender a dançar alguns ritmos brasileiros, como o forró, funk e samba. O segundo dia foi encerrado com um piquenique.

Aulas de dança com alguns ritmos brasileiros

A programação do terceiro e último dia de atividades consistiu em palestras informativas.

Pela manhã, a equipe do Setor de Acolhimento da DRI proferiu a palestra “Vivendo a UFMG”, que abordou alguns pontos referentes à cultura mineira, o trabalho realizado pelo setor e as atividades destinadas à integração do estudante internacional na UFMG, além de orientações sobre como providenciar o CPF e fazer o agendamento na Polícia Federal.

Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento.

Logo após, Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina, repassou informações sobre os aspectos relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estudante internacional.

Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina

Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH, fez uma apresentação oficial sobre a cidade de Belo Horizonte e foi acompanhado por Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, que explicou sobre o Programa Municipal de Voluntariado Internacional para os interessados em conhecer as políticas públicas e trabalhar nas repartições do Município de Belo Horizonte.

Da esquerda para a direita: Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH e Bernardo de Faria, bolsista da Diretoria de Relações Internacionais da PBH.

Para finalizar, o Setor de Admissão Internacional, representado pela servidora Cristiane Xavier, abordou temas como registro acadêmico, matrícula, plano de estudos e trâmites necessários para a vida acadêmica na Universidade. Foram feitas apresentações diferentes para cada grupo dos programas, por ter informações específicas para os participantes do programa Escala e PEC-G. Os estudantes do PEC-G também tiveram a oportunidade de conhecer a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e os auxílios financeiros que podem ser solicitados durante a permanência na Universidade.

Confira aqui cobertura feita pela TV UFMG sobre as atividades.