DRI promove Semana de Orientação do Estudante Internacional 2019/2

A Semana de Orientação do Estudante Internacional, promovida entre os dias 31 julho e 2 de agosto, no auditório Sônia Viegas (FAFICH), pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, consistiu em três dias de evento destinados à recepção dos estudantes internacionais ingressantes na Universidade para o segundo semestre letivo de 2019.

Na ocasião, aproximadamente 100 estudantes de países europeus, africanos, asiáticos e americanos foram recepcionados com palestras e oficinas que abordaram temas como conhecimentos gerais da língua, oportunidades no estudo do português, diversidades existentes no país, emissão de documentação brasileira e sistema público de saúde.

Estudantes internacionais em visita ao Museu Brasileiro do Futebol.

A programação do primeiro dia envolveu o credenciamento dos estudantes e uma cerimônia de abertura. O Prof. Azziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, desejou boas-vindas e dialogou sobre o panorama geral da instituição e do estado de Minas Gerais, acompanhado pela Prof. Cláudia Mayorga, Pró-Reitora de Extensão, pela Prof. Silvia Alencar, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação, e pelo Prof. Bruno Teixeira, Pró-Reitor Adjunto de Gradução.

Da esquerda para a direita: Prof. Cláudia Mayorga, Pró-Reitora de Extensão, Prof. Azziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais, Prof. Silvia Alencar, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação, e Prof. Bruno Teixeira, Pró-Reitor Adjunto de Gradução.

Ainda pela manhã, houveram duas palestras intituladas “Como vai seu português?”, abordando temas como variações linguísticas e regionalismos, práticas da fonética e desafios com trava-línguas, e “Oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG” conduzidas, respectivamente, pela Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Yara Carolina Campos de Miranda, e pelo Professor das disciplinas regulares de Português como Língua Adicional, Prof. Henrique Leroy.

Oficina: “Como vai seu português?”. Apresentação: Yara Carolina Campos de Miranda, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

Palestra: “Oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG”. Apresentação: Prof. Henrique Leroy, Professor das disciplinas regulares de Português como Língua Adicional.

À tarde, os estudantes realizaram Prova de nivelamento de Português como parte da disciplina ministrada pelo Prof. Henrique Leroy.

Prova de nivelamento de Português como Língua Adicional (PLA).

No segundo dia de programação, os estudantes de mobilidade participaram de uma visita guiada ao Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, e ao Museu Brasileiro do Futebol, e realizaram um tour pelo Campus Pampulha para se encontrarem com seus padrinhos e madrinhas na Estação Ecológica.

Os “padrinhos” são membros da comunidade acadêmica da UFMG que se inscrevem para auxiliar os estudantes internacionais ao longo do semestre, ajudando-os em rotinas acadêmico-administrativas e na adaptação cultural, entre outros.

Visita guiada ao Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

Encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas.

Na sexta-feira, terceiro e último dia de programação, o dia foi repleto de palestras. Pela manhã, os estudantes assistiram à apresentação “Brasil: um país diverso que afirma as diferenças”, realizada pela Prof. Márcia Lousada, sendo convidados a refletir sobre a pluralidade da população no país, além de conhecer um pouco mais sobre as iniciativas da Universidade voltadas para inclusão.

Brasil: um país diverso que afirma as diferenças

Palestra: “Brasil: um país diverso que afirma as diferenças”. Apresentação: Prof. Márcia Lousada, Diretora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Em seguida, com as palestras “Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e os cuidados para evitar a sua proliferação”, do Prof. Alvaro Eduardo, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas, e “Aspectos relevantes do SUS para o estudante internacional”, do estudante do PEC-G e graduando em Medicina, Kutanda Mpanzo, os estudantes internacionais puderam conhecer mais sobre as medidas profiláticas importantes para evitar contaminação de doenças comuns no país e sobre o sistema público de saúde brasileiro.

Palestra: “Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e os cuidados para evitar a sua proliferação”. Apresentação: Prof. Alvaro Eduardo Eiras, Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas.

Palestra: “Aspectos relevantes do SUS para o estudante internacional”. Apresentação: Kutanda Mpanzo Kulumbu, Estudante do PEC-G e graduando em Medicina.

A programação da manhã foi encerrada com mais duas apresentações. Ministrada pela responsável do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, e pelos bolsistas Arthur Andrade e Allana Karla, “Por dentro da UFMG” buscou orientar os alunos sobre os documentos necessários para suas matrículas e outros procedimentos legais para acesso a serviços e permanência na UFMG. Em seguida, Hugo Salomão, Bernardo Ribeiro e Fabiana Diniz, representantes da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, discorreram sobre “Programas de Voluntariado” que tem por objetivo proporcionar aos estrangeiros a oportunidade de vivenciar as políticas públicas desenvolvidas pelo Município de Belo Horizonte, mediante a prestação de serviços voluntários.

Apresentação: “Por dentro da UFMG”. Apresentação: Arthur Andrade e Allana Karla, Estudantes de graduação na UFMG e bolsistas do Setor de Acolhimento, e Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI.

Palestra: Programas de Voluntariado. Apresentação: Hugo Salomão, Bernardo Ribeiro (foto) e Fabiana Diniz, representantes da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte.

Para encerrar a programação, Cristiane Xavier, do Setor de Admissão Internacional, acompanhada pela bolsista Camila Rodrigues, falou sobre três diferentes temas: “Vivendo a UFMG”, “Sessão de Orientações sobre o programa ESCALA Estudantil – AUGM” e “Sessão de Orientações para os estudantes do PEC- G”, com objetivo de esclarecer dúvidas dos estudantes ingressantes.

Palestras: “Vivendo a UFMG”, “Sessão de Orientações sobre o programa ESCALA Estudantil – AUGM” e “Sessão de Orientações para os estudantes do PEC- G”. Apresentação: Cristiane Xavier, do Sistema de Admissão Internacional da DRI, e Camila Rodrigues, bolsista.

Estudantes internacionais do Programa PEC-G com as servidoras técnico-administrativas, Elaine Parreiras e Cristiane Xavier, e bolsistas da DRI, Allana Karla e Arthur Andrade.

O evento teve a coordenação da servidora técnico-administrativa Elaine Parreiras, do Setor de Acolhimento da DRI, e do Diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba.

Para ver o álbum no Facebook, acesse aqui.